NPD promove `Encontro Sergipano de Cinema`

30/09/2015 20h34
NPD promove `Encontro Sergipano de Cinema`
A8SE

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD) realiza no próximo dia 18 de maio o ‘Encontro Sergipano de Cinema`. Com a agenda do mês de maio repleta de atividades que prometem agitar o cenário do audiovisual em Aracaju, o NPD pretende, com o encontro, contribuir para o fortalecimento e fomento à produção audiovisual independente local.

O Encontro Sergipano de Cinema terá palestra sobre a ‘História da Arte Cinematográfica em Sergipe` com Djaldino Mota, pesquisador sergipano e coordenador do Núcleo Regional do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, além do lançamento da revista ‘Caderno de Cinema`.

Na programação ainda está prevista a exibição de filmes que mostram o recorte da cinematografia de Sergipe da década de 1970. Os filmes são ‘São João: povo em festa`, dirigido em 1979 pelo atual governador do estado, Marcelo Déda Chagas; e ‘Taieira na festa de Reis`, produzido em 1978 por Djaldino Mota Moreno.

Bahia

A diretora de Audiovisual da Secretaria de Cultura da Bahia, Sofia Frederico, estará em Aracaju no dia 26 de maio para discutir políticas públicas voltadas à difusão audiovisual a partir do lançamento do box comemorativo `Bahia, 100 anos de cinema`. Depois de um chá, acontece o Mergulho no Cinema, com uma retrospectiva histórica do cinema baiano.

Diversidade

Já no dia 31, o NPD, em parceria com a Associação de Defesa e Combate à Homofobia de Sergipe (Adhons), discute, através do audiovisual, práticas discriminatórias em razão da orientação sexual das pessoas. O evento é alusivo ao Dia Municipal e Nacional de Combate à Homofobia.
As atividades são abertas ao público e não é necessário fazer inscrição. O encontros acontecem no NPD, localizado na Rua Lagarto, 2161. Mais informações no blog http://www.npdorlandovieira-aju.blogspot.com/

Programação do Encontro Sergipano de Cinema

Dia 18 | quarta-feira

Aberto ao público

Local | NPD Orlando Vieira | Rua Lagarto, nº 2161, Salgado Filho

17h | Palestra Síntese Histórica da Arte Cinematográfica em Sergipe

18h | Lançamento da revista Cadernos de Cinema

18h | Mostra Sergipe de Outrora

Filmes | São João: povo em festa|dir. Marcelo Déda
Chagas, doc, 1979, Aracaju-SE

Taieira na festa de Reis | dir. Djaldino Mota Moreno

 

Fonte:PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: