Aracaju será sede de encontro nacional de Meteorologia

30/09/2015 20h33
Aracaju será sede de encontro nacional de Meteorologia
A8SE

Nos dias 16 e 17 deste mês Aracaju sediará a VI Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Leste do Nordeste do Brasil. O evento, que reunirá dezenas de meteorologistas dos Centros de Meteorologia do Brasil e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tem por objetivo elaborar o Boletim da Previsão Climática para o trimestre de junho a agosto deste ano.

O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, destaca a importância da meteorologia para o mundo. Ele ressaltou que muitos aspectos da indústria, comércio e da agricultura são sensíveis ao tempo e, consequentemente, precisam do sistema meteorológico para gerir seus negócios.

"As observações meteorológicas são valiosas por permitirem os vários tipos de serviços de avisos nestas áreas. As influências do tempo nesses setores acabam interferindo no transporte de cargas, na execução de serviços, previsão de consumo, épocas de plantio e colheita", destacou o secretário, enfatizando a segurança da população quando se refere a prevenção de catástrofes de acidentes causadas por eventos climáticos extremos.

Programação

A abertura do evento será na próxima segunda-feira (16), às 9h, no auditório da Codevasf. Após solenidade de abertura, o secretário de Políticas e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciências e Tecnologia em Brasília, Carlos Afonso Nobre, irá proferir palestra sobre o ‘Papel dos Centros Estaduais de Meteorologia na Consolidação do Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais`.

Em seguida, o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, junto ao diretor de Administração e Controle dos Recursos Hídricos da Superintendência de Recursos Hídricos da Semarh, João Carlos Santos da Rocha, fará apresentação da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico e o Projeto de Sala de Situação da Semarh.

A programação do primeiro dia será encerrada após a formação de uma mesa de discussões. Na ocasião, ‘A importância da Sala de Situação para o Monitoramento Hidrometeorologico`, será debatida por um representante da Superintendência de Usos Múltiplos da Agência Nacional de Águas (ANA).

Já na terça-feira, dia 17 de maio, às 14h, os meteorologistas vão dar continuidade à montagem do boletim prognóstico da previsão do tempo para o trimestre estudado: junho, julho e agosto.

Das 14h às 16hs os meteorologistas participarão de uma áudio-conferência sobre a previsão a qual estará sendo coordenada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inmet).

Seguida da audioconferência, entre às 16h e 18h, os meteorologistas discutirão a finalização do Boletim da Previsão Climática para o trimestre de junho a agosto. O resultado do boletim será divulgado à imprensa por meio de uma coletiva.

 

Fonte: ASN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: