Cadeirinha será obrigatória a partir desta quarta
A lei entra em vigor e nas lojas especializadas, alguns modelos já estão em falta
Está chegando ao final o prazo para que os pais se adéquem a lei de trânsito que tornou obrigatório o uso das cadeirinhas nos veículos para crianças com menos de sete anos. A partir de quarta-feira, 1º de setembro, a lei entra em vigor e nas lojas especializadas, alguns modelos já estão em falta. O mesmo problema ocorreu no mês de junho, época em que a lei entraria em vigor, mas teve o prazo estendido em função da falta do produto no mercado.
Desde a publicação da resolução 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Centro de Educação para o Trânsito, vinculado à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vem realizando ações com o intuito de orientar a população sobre o assunto. O trabalho já foi realizado em diversas escolas de Aracaju, com a distribuição de folhetos educativos alertando para a importância do uso do assento especial.
De acordo com dados do Contran, só no ano passado, os acidentes de trânsito provocaram a morte de 533 crianças de até 9 anos de idade. Esse número representa 1,56% das 33.996 mortes provocadas por acidentes de trânsito em todo o Brasil.
Multa
Incidirá sobre o motorista que for flagrado descumprindo a lei uma multa de natureza gravíssima no valor de R$ 191,54. Além disso, ele será punido com sete pontos na carteira de habilitação e seu automóvel pode ser retido até que a situação seja regularizada.
O artigo 1º do parágrafo 3º da resolução desobriga o uso da cadeirinha nos veículos de transporte coletivo, de aluguel, transporte autônomo de passageiros (táxis), escolares e demais veículos com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.
Com informações da PMA
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Com as altas temperaturas no verão, os cuidados com os bebês precisam ser redobrados
Ato público realizado na praça General Valadão reúne representantes de diversas entidades
Custo da cesta básica de Aracaju continua sendo a menor nas capitais das regiões norte e nordeste
Justiça de Sergipe suspende efeitos de leis municipais que atingem a carreira do magistério