Samu Aracaju levou 17 minutos para chegar ao local do atentado

30/09/2015 20h11
Samu Aracaju levou 17 minutos para chegar ao local do atentado
A8SE

Após receber algumas criticas a respeito da demora para chegar ao local do atentado contra o presidente do TER, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retificou as informações divulgadas com relação ao horário de chegada da equipe do Samu Aracaju.

"A equipe do Samu recebeu a solicitação de atendimento às 9h03 e chegou ao local do atentado às 9h20. Entre o recebimento da ligação na Base de Regulação localizada no bairro Siqueira Campos e a chegada do Samu ao local, a viatura levou 17 minutos", informa a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SMS, Waneska Souza, que tomou conhecimento do retorno da ambulância às 9h22.

Waneska Souza explica que, ao chegar ao semáforo que dá acesso à ponte do Shopping Riomar, a equipe do Samu foi informada por policiais que as vítimas já haviam sido encaminhadas para hospitais da cidade. "Temos ainda de levar em consideração que uma viatura desse porte em via pública deve desenvolver uma velocidade máxima de 80km/h para garantir a segurança dos socorristas, evitar outros acidentes e efetivar o próprio atendimento de resgate", afirma Waneska Souza.

Outro dado confirma que o tempo utilizado pela equipe do Samu nesse deslocamento foi inferior a 20 minutos. "De acordo com as informações do Boletim Médico divulgado pela imprensa, o motorista chegou ao HUSE exatamente às 9h22, ou seja, em menos de 30 minutos do atentado", diz a coordenadora.

Reunião

Para avaliar o desempenho da equipe do Samu Aracaju, Waneska Souza reuniu na manhã dessa quarta-feira a coordenação do serviço e conversou com a equipe de Regulação de plantão. O médico regulador e o técnico de atendimento apresentaram o relatório confirmando as chamadas, saída e tempo gasto para o resgate.

"Nós entendemos que as pessoas que presenciam situações de urgência e emergência tem uma dimensão de tempo diferenciada, cada minuto é uma eternidade. Mas é importante deixar registrado que o SAMU cumpriu a sua função social, recebeu a ocorrência, confirmou e encaminhou a assistência com o intuito de reduzir o tempo-resposta", afirma a coordenadora.

Fonte: PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: