Aracaju receberá pouco mais de mil e quinhentos votos de eleitores em trânsito

30/09/2015 20h11
Aracaju receberá pouco mais de mil e quinhentos votos de eleitores em trânsito
A8SE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou nesta segunda-feira que a cidade de São Paulo é a capital que vai receber o maior número de votos em trânsito, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno: são respectivamente 12.750 e 12.102 votantes. Aracaju está entre as capitais com menor número de votos em trânsito, com o número de 1.678 no 1º turno e 1.618 caso aconteça o 2º turno.

Em segundo lugar está Brasília, que vai receber 8.097 eleitores de outras cidades no primeiro turno e 7.783 no segundo. A terceira capital com o maior número de eleitores cadastrados para votar em trânsito é Belo Horizonte, que vai computar a escolha de 4.531 eleitores no primeiro turno e 4.268 em um eventual segundo turno.

No total, o TSE recebeu o cadastramento de 80.494 eleitores que optaram por votar em trânsito no primeiro turno das eleições presidenciais, no próximo dia 3 de outubro. Para a votação em outra cidade em um eventual segundo turno do pleito, que será realizado no dia 31 do mesmo mês, o tribunal recebeu 76.528 registros.

Os eleitores tiveram um prazo de um mês --de 15 de julho a 15 de agosto-- para informar à Justiça Eleitoral, por meio de qualquer cartório eleitoral, se pretendiam votar para presidente da República mesmo estando fora de seu domicílio eleitoral.

A partir do dia 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar no portal do TSE onde estará instalada a seção de voto em trânsito em que deverá votar.

Caso o eleitor não possa comparecer no dia do pleito à seção especial para votar em trânsito, ele deverá justificar sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem, menos na capital onde indicou que pretendia votar.

Quem votar em trânsito para o cargo de presidente da República não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa nas eleições. Para os eleitores que estarão fora do domicílio e que não se cadastraram para votar em trânsito, permanece a necessidade de justificar a ausência.

 

Fonte: BOL

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: