Petrobras e UFS inauguram laboratório para estudos em refino

30/09/2015 20h02
Petrobras e UFS inauguram laboratório para estudos em refino
A8SE

Nesta sexta-feira (07) a Petrobras e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) inauguram o Laboratório de Catálise do Departamento de Engenharia Química. Com investimento de R$ 1,6 milhão, o objetivo do projeto é o desenvolvimento de novas tecnologias de catalisadores para refino de frações pesadas de petróleo.

O evento conta com a presença do reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, e do gerente da Unidade de Negócio da Petrobras de Sergipe e Alagoas (UN SEAL), Eugenio Dezen.

Dentro do processo de refino, os sistemas catalíticos são utilizados para converter correntes de petróleo em produtos de alto valor agregado como combustíveis e insumos petroquímicos. No novo laboratório, vinculado à Rede Temática de Refino, pesquisadores do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) e da universidade irão desenvolver estudos sobre craqueamento de frações pesadas de petróleo ? processo de refino utilizado para aumentar a produção de gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP), chamado FCC (sigla em inglês para craqueamento catalítico de fluido).

Também será inaugurada a nova infraestrutura para síntese de catalisadores zeolíticos do laboratório, vinculada à Rede de Desenvolvimento de Catálise. Nesta área, serão realizados estudos para auxiliar na descoberta das zeólitas (principais componentes dos catalisadores de FCC) mais adequadas para o processo de craqueamento de frações pesadas de petróleo e sua produção de forma econômica e sustentável.

Com as novas instalações, pesquisas realizadas antes no exterior passam a ser desenvolvidas no país, atendendo melhor às demandas de avaliações de catalisadores da Petrobras.

Com informações da Assessoria

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: