Começa a distribuição de remédio contra gripe A em Aracaju

30/09/2015 20h00
Começa a distribuição de remédio contra gripe A em Aracaju
A8SE

A Farmácia Popular de Aracaju já dispõe do medicamento para o tratamento da Influenza A (H1N1). O remédio é o fosfato de oseltamivir, genérico do Tamiflu, o mais usado no tratamento da doença. Essa é mais uma etapa da campanha nacional de combate a gripe A, iniciada em março e organizada pelo Ministério da Saúde, que a dividiu em cinco etapas, das quais duas já foram realizadas, e a terceira está em andamento.

"O medicamento já está disponível e sua distribuição é gratuita. Para obtê-lo, basta apresentar a receita médica, até cinco dias depois da prescrição, e o documento de identidade", afirma o coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Álvaro de Castro.

Nesse primeiro lote, a Farmácia Popular de Aracaju recebeu 950 cartelas do fosfato de oseltamivir na versão genérica, cada uma com 10 comprimidos. "Conforme o medicamento for acabando, solicitaremos mais à Fundação Oswaldo Cruz, que é responsável por abastecer as farmácias populares", explica Álvaro de Castro.

Indicação

Segundo o MS, o medicamento é indicado para os pacientes com 48 horas de sintomas apresentados e também para doentes crônicas e gestantes. O oseltamivir foi produzido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é responsável por abastecer as farmácias populares. O medicamento pode ser encontrado ainda em postos de saúde e hospitais públicos definidos pelas secretarias estaduais.

O ministério tem em estoque 21,9 milhões de tratamentos adultos e pediátricos para este ano. A Farmácia Popular funciona na Rua Estância, nº 722, Centro. O atendimento vai de segunda a sexta, das 8 às 18 horas (sem fechar para o almoço), e aos sábados, das 8 às 12 horas

Fonte: PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: