Chuva exige atenção redobrada de condutores de veículos
Com a chuva, os condutores de veículos precisam redobrar os cuidados ao dirigir. De acordo com o diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), major Paulo César Paiva, o período chuvoso exige muita atenção. "Quando chove, a visibilidade para quem está dentro do carro diminui. Por conta da redução da luz natural, o condutor perde um pouco a capacidade de perceber o que acontece ao seu redor, o que significa risco de acidente", explica o major.
O diretor de trânsito da SMTT também alerta para outro risco, causado pelo acúmulo de água no asfalto. "Com a pista molhada, a eficiência dos freios tende a diminuir. O motorista precisa de mais espaço para conseguir parar o carro e há risco de derrapar", afirma o major.
Para ele, as atenções também devem ser voltadas para outros atores do trânsito. "Além de ter cuidados consigo próprio e com outros ocupantes do veículo, os condutores devem se atentar para os pedestres. Com menos visibilidade, o risco de o pedestre atravessar a rua sem ser visto pelo condutor é maior", complementa.
Recomendações
Para evitar acidentes, o diretor de trânsito dá algumas orientações. "A principal recomendação ao condutor é que ele guie em velocidade reduzida, para evitar a derrapagem, e mantenha distância dos demais veículos. O ideal é buscar caminhos alternativos, no caso de se deparar com ruas alagadas. Mas quando não for possível seguir outra rota, ele deve buscar o local mais raso e permanecer em velocidade baixa e constante, na primeira ou na segunda marcha. Como ele está interferindo no fluxo da água, ela pode se acumular no motor do carro caso a velocidade seja alterada", alerta o major.
Segundo ele, os condutores podem adotar procedimentos simples para aumentar a visibilidade dos outros motoristas. "Não há necessidade de acender o farol, mas é preciso manter os faroletes ligados, ou seja, as luzes de posição. Quando eu aciono os faroletes, meu veículo pode ser visto mais facilmente pelos demais condutores", orienta.
Fonte: AAN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Hoje, 24 de outubro, é o dia da sergipanidade
Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa realiza programação especial no dia da sergipanidade
Direto de Brasília 24/10/25 - Entrevista com o deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão
200 anos do legislativo são enaltecidos no dia da sergipanidade
Hemose amplia rede de atendimento com o novo posto de coleta no shopping Jardins em Aracaju
Mais acessadas
Treinamento físico personalizado ganha força entre praticantes de musculação e candidatos ao TAF
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Restaurante Padre Pedro e unidades do Prato do Povo funcionarão normalmente na segunda-feira (27)
Edição do "Sabadão Solidário" do Hemose foca em repor estoques de sangue
Mais notícias
-
14 horas, 55 minutos Cão abandonado e amarrado em árvore é resgatado em Aracaju
-
17 horas, 7 minutos Trecho da Avenida Ivo do Prado será bloqueado temporariamente na segunda-feira (3)
-
17 horas, 12 minutos Treinamento físico personalizado ganha força entre praticantes de musculação e candidatos ao TAF