Chuva exige atenção redobrada de condutores de veículos
Com a chuva, os condutores de veículos precisam redobrar os cuidados ao dirigir. De acordo com o diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), major Paulo César Paiva, o período chuvoso exige muita atenção. "Quando chove, a visibilidade para quem está dentro do carro diminui. Por conta da redução da luz natural, o condutor perde um pouco a capacidade de perceber o que acontece ao seu redor, o que significa risco de acidente", explica o major.
O diretor de trânsito da SMTT também alerta para outro risco, causado pelo acúmulo de água no asfalto. "Com a pista molhada, a eficiência dos freios tende a diminuir. O motorista precisa de mais espaço para conseguir parar o carro e há risco de derrapar", afirma o major.
Para ele, as atenções também devem ser voltadas para outros atores do trânsito. "Além de ter cuidados consigo próprio e com outros ocupantes do veículo, os condutores devem se atentar para os pedestres. Com menos visibilidade, o risco de o pedestre atravessar a rua sem ser visto pelo condutor é maior", complementa.
Recomendações
Para evitar acidentes, o diretor de trânsito dá algumas orientações. "A principal recomendação ao condutor é que ele guie em velocidade reduzida, para evitar a derrapagem, e mantenha distância dos demais veículos. O ideal é buscar caminhos alternativos, no caso de se deparar com ruas alagadas. Mas quando não for possível seguir outra rota, ele deve buscar o local mais raso e permanecer em velocidade baixa e constante, na primeira ou na segunda marcha. Como ele está interferindo no fluxo da água, ela pode se acumular no motor do carro caso a velocidade seja alterada", alerta o major.
Segundo ele, os condutores podem adotar procedimentos simples para aumentar a visibilidade dos outros motoristas. "Não há necessidade de acender o farol, mas é preciso manter os faroletes ligados, ou seja, as luzes de posição. Quando eu aciono os faroletes, meu veículo pode ser visto mais facilmente pelos demais condutores", orienta.
Fonte: AAN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Senado aprova projeto de lei para solucionar disputas territoriais
Foi realizada em Aracaju uma capacitação voltada ao plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde
Furto de energia é identificado nas cidades de Itabaiana e Campo do Brito
O Dnit informou que realizará uma interdição temporária no município de Maruim
Cresce o número de casos graves de síndromes respiratórias e Aracaju está entre as capitais mais afetadas
Mais acessadas
Medidas protetivas funcionam? O que mudou na aplicação da Lei Maria da Penha em 2026
Seis municípios de Sergipe registram alto risco para infestação do Aedes aegypti
Campanha alerta para agressões contra mulheres em dias de jogo de futebol
Lounge Country aposta no sertanejo e em experiência diferenciada em Aracaju
Brasil enfrenta França em fase final de preparação para Copa do Mundo
Mais notícias
-
26 minutos Medidas protetivas funcionam? O que mudou na aplicação da Lei Maria da Penha em 2026
-
59 minutos Seis municípios de Sergipe registram alto risco para infestação do Aedes aegypti
-
2 horas, 35 minutos Ação conjunta identifica foragido com dois mandados de prisão no interior de Sergipe