Prefeitura arrecada donativos para vítimas das chuva

Colchões, agasalhos, roupas e alimentos podem ser entregues no Cras.

30/09/2015 19h59
Prefeitura arrecada donativos para vítimas das chuva
A8SE

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das fortes chuvas que se abatem sobre a cidade desde a última quinta-feira, dia 8, intensificadas durante o final de semana. Colchões, agasalhos, roupas e alimentos podem ser entregues no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg Leite, próximo à Churrascaria Dom Pedro I, no bairro José Conrado de Araújo.

O número de desabrigados não pára de crescer desde o último sábado, dia 10, quando o Centro de Meteorologia do Estado de Sergipe divulgou, num intervalo de 48h, um volume de água na Grande Aracaju de 140 mm, superior a média histórica para o período, que é de 112 mm. A previsão é de mais chuva na capital e no interior até a próxima quarta-feira, sobretudo no domingo e na segunda-feira. São mais de 140 pontos de alagamento em diversos bairros.

Levantamento realizado até o final da tarde deste domingo, dia 11, pela Defesa Civil Estadual contabilizou em Aracaju 830 pessoas desalojadas, 844 desabrigados, dois feridos, nenhuma morte, 18 casas/barracos destruídos e 284 casas danificadas. A maior parte dos desabrigados vem das regiões da Praianha e do Morro do Avião, no bairro Santa Maria, do Coqueiral, e do Mosqueiro. O Sistema Municipal de Defesa Civil continua em alerta 24 horas para prestar pronto-atendimento às vítimas das chuvas.

Abrigos

A PMA e o Governo do Estado montaram alojamentos e disponibilizaram equipes para o atendimento assistencial e de saúde aos desabrigados, que foram levados para as escolas Laonte Gama e Vitória de Santa Maria (no bairro Santa Maria), Barão de Mauá (Orlando Dantas), e Airton Teles (no Mosqueiro). A prioridade máxima é retirar de imediato os moradores das áreas de risco e prestar assistência integral àqueles não têm como voltar para suas casas.

Com a previsão de chegada de uma frente fria para a região Nordeste no final de semana, a Prefeitura de Aracaju acionou o Sistema Municipal de Defesa Civil e intensificou ações preventivas e de pronta-resposta em toda a cidade. Foi ampliado o trabalho de limpeza de canais e valetas, assim como os serviços de manutenção na rede de drenagem, limpeza e desobstrução dos tubos, sobretudo nas vias com histórico de alagamentos. Outra medida foi o acionamento das equipes de plantão para reforçar a atuação nas ruas.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: