Encontro Cultural de Laranjeiras começa nesta quinta-feira

O evento tem como objetivo divulgar e discutir a cultura popular de Laranejeiras

30/09/2015 19h51
Encontro Cultural de Laranjeiras começa nesta quinta-feira
A8SE

A 35ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras tem início na próxima quinta-feira (07) e irá reunir tradição e cultura até domingo (10). Em 2010 o evento completa 35 anos ininterruptos de existência e tem como objetivo discutir e divulgar a cultura popular de Laranjeiras.


"O Encontro Cultural de Laranjeiras é um evento que tem uma importância muito grande na promoção e difusão da cultura popular. O evento está na sua 35ª edição, e neste ano, nós temos um diferencial que é a presença do selo do Verão Sergipe no evento. O encontro apresenta outra dimensão,com mais atrações, mais organização e com a potencialização da força cultural que o nosso Estado tem", destacou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

Para Eloísa, o evento também é caracterizado pela diversidade cultural. "Teremos apresentações de diversas manifestações culturais que acontecerão no Encontro para os sergipanos e turistas. Queremos apresentar não só a riqueza das nossas manifestações, mas também criar intercâmbio com outros grupos folclóricos do país", reforçou a secretária ao lembrar que o tema que vai nortear o simpósio deste ano, ‘Patrimônio cultural: pilar do desenvolvimento`, é ligado ao projeto de economia da cultura que está sendo desenvolvido na cidade.

Tradição

Os quatro principais grupos folclóricos de Laranjeiras são cacumbi, chegança, taieira e o reizado. "As Taieiras tem em torno de 200 anos de existência. Então antes mesmo de surgir o encontro cultural, as Taieiras já faziam sua louvação aos seus santos, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário - sempre no dia 6 de janeiro. Mas com o surgimento do Encontro Cultural, a louvação passou a ser no evento", ressaltou a presidente do grupo das Taieiras, Barbara Cristine.

Barbara reforça a importância do Encontro Cultural para a valorização da cultura. "O encontro é muito importante para a cidade e principalmente os grupos porque ele vem valorizar e divulgar a cultura tanto de Laranjeiras quanto dos demais estados participantes. Com o encontro os grupos ficam mais visíveis, como também as pessoas passam a conhecer e a respeitar mais a cultura. Ou seja, o encontro cultural é uma forma de valorização da cultura popular".

Fonte: ASN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: