Sergipe tem duas obras consideradas irregulares pelo TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta terça-feira (29), o relatório que consolida as fiscalizações de obras feitas em 2009. O documento é elaborado para informar a situação das obras fiscalizadas ao Congresso Nacional e aponta os casos em que há irregularidades graves. Em Sergipe, a fiscalização encontrou duas obras com irregularidade grave, mas com recomendação de continuidade: Perímetro Irrigado Jacaré-Curituba e o programa de Melhoria das Condições de Habitabilidade de Assentamentos (obras do PAC no bairro Santa Maria).
O relatório do TCU identificou que setor de infraestrutura concentrou 43,4% dos levantamentos de auditoria e 78,5% da dotação orçamentária fiscalizada. No total, as auditorias envolveram R$ 35,4 bilhões em dotação orçamentária e 219 obras.
Entre as 99 obras do PAC fiscalizadas, 13 apresentavam irregularidades que recomendavam paralisação, segundo critérios da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O número representa 0,5% das 2.446 obras do programa.
Nas obras do Jacaré-Curituba, o TCU encontrou problemas no contrato 0.12.09.0018-00 referente a implantação do sistema de irrigação parcelar. Outra irregularidade foi no contrato 055/94 alusivo as obras de implantação do projeto de irrigação e abastecimento Nova Califórnia.
Quanto as obras no bairro Santa Maria, o TCU apontou irregularidades de sobrepreço decorrente de itens considerados em duplicidade, obra iniciada sem licença de instalação e inadequação ou inexistência dos critérios de aceitabilidade de preços unitário e global. Neste caso, o Tribunal detectou 11 problemas entre contratos e editais, tendo como exemplos, a construção de 199 unidades habitacionais no Bairro Novo (Emurb) e execução das obras e serviços para implantação das redes de esgotos e drenagem no bairro Santa Maria.
Por Paulo Rolemberg
Projeto de Irrigação Jacaré-Curituba também foram constatadas irregularidades (Foto: Codevasf)
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias e atinge cerca de 10% da população

TV Atalaia recebe prêmio Amigo do Médico

Sergipe foi homenageado pela Azul Linhas Aéreas com aeronave personalizada com elementos do estado

Petrobras recebe propostas para serviço de produção de petróleo e gás na costa sergipana
