Começa nesta segunda a III Semana da Acessibilidade

30/09/2015 19h41
Começa nesta segunda a III Semana da Acessibilidade
A8SE

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência acontece nesta segunda (21) e se estende até o dia 25, a III Semana da Acessibilidade. A semana integra o movimento nacional que luta pelo fim das barreiras sociais impostas para quem tem algum tipo de deficiência. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) em parceria com o Instituto GBarbosa.

Para abrir o evento ocorrerá a Caminhada da Acessibilidade nesta segunda, às 8 horas, saindo da praça da Bandeira até a praça Fausto Cardoso. No final da manhã, às 11 horas, será realizado o plantio simbólico de uma muda de árvore Pau Brasil na praça Fausto Cardoso. A abertura oficial acontece à noite no auditório do Tribunal de Justiça, quando também será feita a entrega da 2ª edição do Troféu Pipiri para deficientes que se superaram e são exemplo no esporte, nas artes e no setor profissional.

A Semana da Acessibilidade tem como objetivo chamar a atenção dos setores privado e público para que abram vagas no mercado de trabalho. São pessoas com capacidade, mas que enfrentam sérias dificuldades, desde a locomoção, no transporte público não adaptado, na inclusão no mercado de trabalho.

Ao longo dessa semana serão promovidas palestras, mesas redondas, apresentações culturais e de cases com experiências bem sucedidas de empresas que desenvolvem políticas voltadas para este público. Um dos modelos que serão apresentados será o da rede de supermercados GBarbosa, que mesmo antes da lei específica já contratava pessoas com deficiência para seu quadro de colaboradores.

Haverá ainda espaço para o esporte, exposições e oficinas pedagógicas. Toda a programação acontecerá das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas no auditório do Ministério Público.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: