Sergipe

19/09/2009 às 16h26

Domingo é dia de limpeza nas praias em Aracaju

Com objetivo de conscientizar as pessoas, cerca de 100 voluntários irão participar de um mutirão..

Redação Portal A8

Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, neste domingo (20) será realizado na Orla de Aracaju um grande mutirão que irá reunir cerca de 100 voluntários em favor do meio ambiente. O objetivo da ação é remover o lixo e conscientizar as pessoas sobre a poluição nestes locais. O evento acontece das 09h às 13h na Praia de Atalaia.

Para coletar o lixo, classificá-lo por itens, pesar e selecionar entre recicláveis e não-recicláveis, os voluntários receberão bonés, sacos plásticos, luvas plásticas descartáveis, camisa em tecido feito com PET reciclado, um formulário e lápis. Além disso, folhetos educativos serão distribuídos para chamar atenção da população para a importância da limpeza de praias, rios, lagos e lagoas.


Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é coordenado desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o problema da poluição do mar por lixo. É realizado em todo o mundo em conjunto com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias. Em 2008, 11.731 voluntários recolheram 56 toneladas de lixo no Brasil, e em todo o mundo, 3,4 mil toneladas de lixo foram recolhidas por 390.881 mil voluntários de 100 países. Somente em Aracaju, foram retiradas quase duas toneladas de lixo da Praia de Atalaia.