Mais de 200 escolas estaduais recebem recursos do IDEB

Os recursos serão liberados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal.

30/09/2015 19h40
Mais de 200 escolas estaduais recebem recursos do IDEB
A8SE

Mais de 200 escolas da rede estadual de ensino vão receber recursos federais para serem aplicados em infraestrutura e na área pedagógica. A verba será liberada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação (MEC), através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal. Até agora, 204 unidades de ensino já foram autorizadas a receber os recursos.

Segundo a Gerente de Gestão de Escolas da Secretaria de Estado da Educação (GGE/SEED), Julita Batista da Cruz Lopes, a verba servirá para melhorar a situação dessas escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), já que na última avaliação tiveram um baixo desempenho na avaliação do Ideb. "Essas escolas vão receber esse incentivo financeiro para trabalhar melhor a gestão do ensino-aprendizagem a fim de que possam melhorar os seus índices", afirmou.

Ainda de acordo com a gerente, a maioria das escolas deverá aplicar esses recursos na área da acessibilidade para alunos com deficiência, construindo rampas, alargando portas, fazendo a adequação dos banheiros e as sinalizações tátil, sonora e visual. Naquelas que já tiverem acessibilidade, os recursos serão usados para os laboratórios de informática e em material pedagógico para a implementação de projetos desenvolvidos pelas unidades de ensino. "A escola direciona o seu plano estratégico, prioriza os recursos para trabalhar a parte pedagógica, favorecendo a melhoria do ensino", disse Julita Lopes.

Das 204 escolas, oito já começaram a receber os recursos. Serão liberados, ao todo, cerca de R$ 4 milhões para serem aplicados na melhoria dessas unidades de ensino. De acordo com Julita Lopes, essa verba é repassada para as escolas que tiveram média baixa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como forma de incentivo para que melhorem. O valor dos repasses é definido de acordo com a quantidade de alunos de cada escola.

As oito unidades escolares que já receberam os recursos foram: Escola Estadual General Siqueira; Escola Estadual General Valadão; Escola Estadual Professor Acrísio Cruz; Escola Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa, Escola Estadual Professor Ruy Eloy, Escola Estadual Lourival Baptista; Escola Estadual Professor Benedito Oliveira e Escola Estadual Professor Valnir Chagas. A previsão para que todas as 204 escolas recebam a verba é até no máximo novembro deste ano.

Outra parte irá para o Projeto Nossa Cultura Sergipana, que visa resgatar a cultura do estado através de pesquisas, exposições e apresentações teatrais. Além disso, a escola vai investir também em acessibilidade, com a construção de rampas. "Esse recurso só vem nos beneficiar, pois nos dá condições de realizar tudo o que planejamos. Alem disso, nos dá oportunidade de resgatar nosso rendimento, que nos anos anteriores foi baixo", disse a diretora

Fonte: Ascom / Seed

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: