Empreendedores serão orientados sobre como vender ao Estado

30/09/2015 19h40
Empreendedores serão orientados sobre como vender ao Estado
A8SE

Empresários, empreendedores e contadores da área privada terão a oportunidade de participar do curso `Como vender ao Estado`. Os treinamentos ocorrerão em nove cidades sergipanas durante os meses de setembro, outubro e novembro. Fruto de uma parceria entre a Secretaria da Administração (Sead) e o Sebrae/SE, a proposta do curso é incentivar a participação das empresas locais nas compras públicas do Governo de Sergipe.

O primeiro município a realizar a capacitação será Aracaju, nos dias 8 e 9, na sede do Sebrae. Depois é a vez de Nossa Senhora da Gloria realizar o treinamento nos dias 15 e 16, seguido de Tobias Barreto nos dias 22 e 23 de setembro. Em outubro as capacitações acontecem nos municípios Lagarto, Nossa Senhora das Dores e Itabaiana. E finalmente, em novembro, as cidades de Própria, Estância e Itabaianinha sediam o curso.

O secretário da Administração, Jorge Alberto, explica que essa é uma das etapas para incentivar ainda mais a participação das MPE`s nas compras públicas o Governo do Estado. "Queremos incluir cada vez mais as micro e pequenas empresas nesse ciclo virtuoso que se instalou em Sergipe. É uma forma de transformar os processos licitatórios em uma ferramenta de desenvolvimento socioeconômico e distribuição de renda", explica Jorge Alberto.

Uma das medidas adotadas pelo Governo de Sergipe para incentivar o crescimento das micro e pequenas locais foi a publicação da Lei 6.206/07, que prioriza a contratação de MPE`s nas compras públicas estaduais. Desde a sua publicação, em setembro de 2007, o Governo de Sergipe, já comprou mais de R$ 40 milhões junto às micro e pequenas empresas nos últimos dois anos. Nessa direção, o Banese lançou a linha Credi-Compras Governamentais Banese, oferecendo crédito para capital de giro e investimentos para MPE`s que fornecem bens e serviços para o Governo no Estado

Capacitação

O curso irá apresentar as principais oportunidades de negócios para os empreendedores e as micro e pequenas empresas nas compras governamentais. O conteúdo programático da capacitação abordará o uso do poder de compra do Estado e o cenário dos pequenos negócios. Serão debatidas entre os participantes algumas estratégias de ação nas compras governamentais, além de noções sobre o processo de licitação pública, as etapas necessárias para o fornecimento de bens e serviços para o Estado com base nas legislações vigentes e o funcionamento dos portais de Compras.

Além da classe empresarial, também estarão sendo promovidas capacitações para agentes do poder público. O treinamento ‘Como comprar dos Pequenos Negócios` é direcionado aos secretários municipais, membros de comissão de licitações, servidores públicos e contadores da área pública. A proposta é sensibilizar a iniciativa pública a regulamentar a Lei Geral, criando leis municipais com benefícios semelhantes aos concedidos pela Lei Estadual 6.206/07

Expresso 123

Para ajudar e facilitar a participação dos pequenos empreendimentos nas Compras Governamentais, o Sebrae disponibiliza gratuitamente para os empreendedores o Expresso 123. Trata-se de um ônibus que estará percorrendo o interior do Estado, acompanhando as capacitações e divulgando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A bordo do veículo, equipado com computadores e internet, técnicos prestam orientação sobre a participação de micro e pequenas empresas nas licitações estaduais.

Com informações do Sebrae/SE

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: