Detentos irão fazer teste rápido para detectar Hepatite C

Cerca de 500 Internos do Presídio Estadual de Areia Branca (Peab) vão poder fazer teste rápido para detecção da hepatite C. A ação de prevenção ocorre na próxima sexta-feira (04).

30/09/2015 19h39
Detentos irão fazer teste rápido para detectar Hepatite C
A8SE

Internos do Presídio Estadual de Areia Branca (Peab) vão poder fazer teste rápido para detecção da hepatite C. A ação de prevenção ocorre na próxima sexta-feira (04) e pretende alcançar os cerca de 500 presos da unidade. A iniciativa é parceria entre a Vigilância Epidemiológica da SES, o Serviço de Hepatologia do Hospital Universitário (HU) e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc).

De acordo com o coordenador do Serviço de Hepatologia do HU, Alex França, a população carcerária constitui-se em grupo vulnerável devido à realização de algumas práticas, como uso de drogas, colocação de tatuagens, piercings etc. "O contágio da hepatite C se dá através de qualquer atividade que envolva sangue. Então, se os materiais cortantes ou agulhas utilizados não estiverem devidamente esterilizados, o risco é maior", explica o médico.

O tipo do exame que será realizado entre os presos é semelhante ao teste rápido para detecção do vírus da Aids, o HIV. "Após a retirada da amostra de sangue da ponta de um dos dedos, o diagnóstico sai em no máximo 20 minutos", informa Alex França. Segundo ele, a preocupação da SES é com a disseminação da hepatite C, pelo fato de ser uma doença assintomática. "No caso das pessoas custodiadas em presídios, o confinamento facilita essa disseminação", acrescenta.

Embora seja a primeira vez que a SES realize esse tipo de teste entre a população carcerária de Sergipe, a Vigilância Epidemiológica já vem incentivando o exame em outros ambientes. "Em maio deste ano, por conta do Dia Mundial das Hepatites Virais, montamos estandes nos dois shoppings da capital para realização do teste. Posteriormente, a mesma ação aconteceu na Festa do Caminhoneiro em Itabaiana, no posto da PRF em Nossa Senhora do Socorro e na Barra dos Coqueiros", informou Alex França.

Fonte:ASN

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: