Sergipe

17/02/2009 às 09h26

Hemose luta para aumentar estoque de plaquetas

Redação Portal A8

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza amanhã (18) o I Encontro de Doadores de Aférese, que consiste em colher seletivamente uma pequena percentagem de um componente sanguíneo (plaquetas, glóbulos vermelhos ou plasma), com a ajuda de um aparelho automático - separador celular. O objetivo do evento é ampliar a discussão sobre o tema e sensibilizar a sociedade, visando o aumento no número de doadores.

"Esperamos conseguir, no mínimo, 40 doadores fidelizados, para que possam estar atendendo aos chamados do órgão assim que seja necessário atender as demandas dos hospitais", afirma a assistente social, Rozely Dantas, coordenadora do Núcleo de Captação de Doadores (NASCE). A assistente social, disse ainda que alguns novos casos de dengue possam surgir no Estado, e para isso o banco precisa está preparado para qualquer emergência.

No ano passado o Hemose conseguir captar plaquetas por Aférese de cerca de 50 doadores voluntários, para esse ano a expectativa da gerente de Produção Patrícia Ribeiro, é dobrar o número de o número de doações. O Encontro acontece no auditório da unidade, onde será oferecido um café da manhã, em seguida os doadores participarão de duas palestras sobre a importância e os procedimentos para se tornar um doador de Aférese.

A assistente social, disse ainda que alguns novos casos de dengue possam surgir no estado, e para isso o banco precisa está preparado para qualquer emergência. No ano passado o Hemose conseguir captar plaquetas por Aférese de cerca de 50 doadores voluntários, para esse ano a expectativa da gerente de Produção Patrícia Ribeiro, é dobrar o número de o número de doações.

Segundo informações do médico Roberto Gurgel, presidente do Hemose, esse Encontro vai abrir mais um leque de ligação, entre os profissionais e os doadores, que ficaram registrados no cadastro de emergência, podendo ser convocados há qualquer momento, caso haja necessidade, além de ter a certeza que o banco terá mais condições de atender as solicitações dos hospitais.

O médico lembra que para ser doador de Aférese, basta ter entre 18 e 60 anos, ser uma pessoa saudável com ótimas condições de veias e que seja facilmente localizado quando for necessário doar. Todos os tipos de sangue são ideais e necessários.