Política

26/08/2020 às 14h56

Inscrições para concurso da Câmara de Aracaju serão reabertas dia 8 de setembro

Câmara de Aracaju

Na manhã desta quarta-feira (26), o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), em rápida entrevista num emissora de rádio, informou sobre a realização do concurso público para provimentos de cargos da Casa Parlamentar e anunciou que as inscrições serão reabertas no dia 8 de setembro. “A comissão organizadora do concurso se reuniu e ficou definido que as provas serão realizadas no dia 22 de novembro deste ano”.

Nitinho relembrou que de fato o concurso já era para ter sido realizado, mas diante do quadro da pandemia da Covid-19, foi necessário aguardar para tomar uma decisão. “Bastante preocupados com o adiamento das provas, durante esses últimos cinco meses, fizemos reuniões com a comissão do concurso e na última batemos o martelo que iríamos fazer o concurso ainda esse ano, mesmo ainda sem ter a previsão orçamentária para o próximo ano. Se faz necessário realizar concurso para a Câmara Municipal de Aracaju pois o último foi feito há mais de 30 anos”, analisou.

O presidente informou que solicitou à comissão organizadora do concurso debatesse com a banca selecionada para a aplicação das provas, neste caso a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para definir um novo cronograma do concurso. “A comissão definiu junto com a FGV que serão reabertas as inscrições no período de 8 à 28 de setembro para quem quiser participar do certame e não tinha feito a inscrições anteriormente. Também ficou definido que a aplicação das provas acontecerá dia 22 de novembro”, relatou.

Nitinho frisou que o concurso obedecerá todos os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), disponibilizando álcool em gel, respeitando o distanciamento social e com apenas 30% da capacidade de pessoas na sala de aula. “Tudo que está previsto no Decreto Federal e orientado pela OMS será obedecido”, acrescentou.

Nitinho ressaltou que, antes de deflagrar o processo do concurso, foi necessário fazer um novo organograma da CMA, porque o que existia já não atendia às demandas para o bom funcionamento da Casa Parlamentar. “Esse é um trabalho que vem sendo realizado há praticamente quatro anos para que pudéssemos fazer este concurso. Primeiro foi preciso adequar o organograma da Casa, o que acabou demorando muito tempo, pois tratava de muitas demandas e sempre mantendo um bom diálogo com os servidores e também com os aposentados da Câmara.

Concurso

As provas aconteceriam a princípio no dia 17 de maio, mas foram adiadas por conta da pandemia do novo coronavírus. No total, são 52 vagas, sendo 34 para os níveis médio e técnico e 18 para nível superior, com remuneração variando entre R$ 1,6 mil e R$ 2,3 mil. A validade do Concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogados pelo mesmo período, a critério da Câmara.

O link da inscrição será disponibilizado pela FGV em seu site, na data de reabertura da mesma.


Fonte: Câmara de Aracaju