Política

24/06/2020 às 14h42

Projeto de lei que proíbe corte de energia durante pandemia passa em 2ª votação

Câmara Municipal de Aracaju

O Projeto de Lei nº 67/2020, apresentado pelo vereador Américo de Deus (PSD) foi aprovado por unanimidade durante a 2ª votação, na sessão remota da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), desta quarta-feira, 24. Agora a propositura, que dispõe sobre a proibição de cortes de energia elétrica para quem está sofrendo com a crise da pandemia da Covid-19, segue para a 3ª votação e redação final.

O PL havia sido votado na 34ª Sessão Extraordinária da CMA, de forma on-line, após passar pela Comissão de Obras e ter sido aprovado, mas rejeitado na Comissão de Justiça e Redação, seguindo com pedido de recurso pelo parlamentar Américo, autor do PL. Em votação os colegas parlamentares aprovaram a tramitação do mesmo. O vereador Américo de Deus, entendendo a importância do teor do projeto para a população de baixa renda, defendeu a aprovação do mesmo diante dos seus pares na Casa Legislativa. E hoje o mesmo passou, por unanimidade, tendo sido acrescido de Emenda.

“Esse projeto traz empoderamento para o nosso povo e como legisladores não poderíamos nos furtar diante de uma situação de calamidade pública com esta pandemia. É uma situação difícil, onde a população sofre financeiramente porque está perdendo seus empregos. Ainda tantos outros estão com salários reduzidos. É preciso que busquemos alternativas com projetos e nos coloquemos presentes a essas dificuldades. Nosso projeto era mais abrangente, mas entendemos o acréscimo da emenda que receberia o apoio de todos os vereadores” pronunciou Américo.

O PL foi parabenizado pelos demais vereadores com observação da aceitação da Emenda ser uma atitude acertada para seu engrandecimento. “Quero manifestar e dizer da importância do projeto do vereador Américo de Deus e que a vida é feita de momentos do ir e vir. Semana passada fui contra ao projeto, mas hoje me coloco a favor dele com apresentação da Emenda para sua melhoria. Parabenizo o vereador Américo de Deus pela forma inteligente, para que realmente sejam beneficiadas pessoas que precisam”, enalteceu o autor da emenda Juvêncio Oliveira (PSD).

A votação transcorreu de forma tranquila e equilibrada, sendo comparada como histórica vez que colocaram os parlamentares do mesmo lado diante da apresentação de um projeto considerado como essencial ao bem do povo. “Parabenizo o vereador Américo, pois tivemos momentos tumultuados na primeira aprovação desse projeto, mas hoje essas falas foram revistas o que significa o crescimento do parlamento. O parlamento tem dado uma resposta positiva à população. Estamos mais unidos apesar das divergências de pensamentos, mas nos unimos quando ficamos diante de projetos benéficos para a sociedade. Hoje nós estamos aprovando o projeto do vereador Américo por unanimidade e isso mostra que a Câmara está coesa em trazer aquilo que a sociedade está esperando”, falou o vereador Lucas Aribé (PSB).

Diante das manifestações de apoio dos colegas, Américo agradeceu e reafirmou que o compromisso é de todos. “Eu me somo às palavras dos colegas e digo que a gente entende que quando existe um projeto dessa magnitude o vereador é apenas um instrumento. É importante muitas vezes dar um passo atrás para dar dois passos à frente. O importante mesmo é que o parlamento siga unido dando representatividade a todos”, manifestou Américo.


Fonte: Câmara Municipal de Aracaju