Política

27/03/2020 às 14h02

Deputado propõe a criação da “Rede de Proteção aos Artistas Sergipanos”

Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o isolamento social como uma das ações no combate à pandemia do novo coronavírus e com o advento, no estado de Sergipe, do Decreto Legislativo N° 01/2020, palcos e plateias esvaziaram-se. Como forma de tentar diminuir os impactos da pandemia aos profissionais da arte e da cultura, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) apresentou Indicação para que seja criada e colocada em execução uma “Rede de Proteção aos Artistas Sergipanos”.

A propositura prevê que deverão ser utilizados os recursos do Tesouro estadual, estabelecendo as condições necessárias para subsidiar esse importante setor econômico, como já ocorre com outros setores, a exemplo da agricultura e da indústria. A Indicação é direcionada ao governador do estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, e à diretora-presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP-SE), Conceição Vieira.

“O nosso objetivo é subsidiar, fomentar e desenvolver ações para a Cadeia Produtiva Cultural sergipana, não apenas durante este momento de calamidade, mas também após a Pandemia do CODIV-19, já que os efeitos danosos persistirão. É momento de inovação administrativa e de compromisso com os diversos setores da economia sergipana”, afirmou.

“Diante do Estado de Calamidade no qual vivemos, é necessário agilidade para não permitirmos a falência dos artistas sergipanos e dos agentes promotores deste importante setor. Devemos pensar ações imediatas, em diálogo com os profissionais”, justificou Iran Barbosa.

A Rede de Proteção aos Artistas Sergipanos, conforme propõe o deputado, deverá atender toda a cadeia produtiva cultural, a exemplo de atores, músicos, escritores, dançarinos, circenses, maquiadores, produtores, técnicos, artistas plásticos, fotógrafos, entre outros, para que se garanta a retomada do circuito cultural sergipano.  


Fonte: Assessoria de Imprensa do Parlamentar