Secretário diz que Samu deve voltar a ser o melhor do país
O secretário de estado da Saúde, Valberto Oliveira, destacou quando da prestação de contas na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que a privatização do Serviço Móvel de Urgência (Samu), se dará por dificuldades financeiras, de escala e pela necessidade de descentralizar as bases.
“Existem vários fatores e a gente precisa voltar a ser o melhor Samu do país; mas a situação é de dificuldades nas bases, pois cada uma tem um contrato. Para se ter uma ideia, a gente gasta por mês, 380 mil reais somente para a manutenção das bases e viaturas. Isso é difícil e para manter a qualidade é muito difícil”, informa.
Quanto à descentralização das bases, Valberto Oliveira destacou que o trânsito em Aracaju está contribuindo para críticas quanto ao tempo resposta do Samu.
“Antes saíamos 6 horas de casa e conseguíamos levar os filhos à escola rapidinho, hoje saímos 6h e já encontramos trânsito e sairmos 7h não adianta querer estar apressado porque seremos penalizados. É preciso que se entenda que a qualidade nos serviços do Samu, é tempo resposta, é ter viaturas funcionando, é ter facilidade na aquisição de RH, pois preciso de enfermeiros,médicos e condutores, mas para isso, preciso fazer concurso”, destaca acrescentando que alguns aspectos foram avaliados, a exemplo do reforço com aeronave.
O secretário lembrou que a saúde não espera. “As pessoas querem o socorro e a gente está com essa dificuldade sim de fazer o socorro, a cobertura mesmo com motolâncias, porque a gente tem uma situação geográfica e uma quantidade de carros muito grande, com vários horários de picos, daí a necessidade de descentralizar, que espalhar as bases. Se um cidadão infartar no Mosqueiro por exemplo, para a gente chegar até lá vai ser muito difícil”, afirma adiantando que uma das bases do Samu será instalada na Universidade Tiradentes (UNIT).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 28/10/25 - Secretária da Fazenda de Brasília
Empresários se reúnem para discutir o cenário econômico e as tendências de mercado
DNIT vai interditar a BR -235 no trecho de entrada de Aracaju
ITPS realiza programação especial no Museu da Gente Sergipana, voltada para estudantes
Câmara Municipal analisa regulamentação de uso das calçadas por estabelecimentos comerciais
Mais acessadas
Lacen/SE realiza 3ª Mostra Científica com apresentação de 20 trabalhos
Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF
Mais notícias
-
16 horas, 42 minutos PND 2025: gabarito preliminar é divulgado pelo Inep
-
20 horas, 51 minutos Defesa de Bolsonaro recorre no STF alegando cerceamento e pede revisão da pena na condenação por trama golpista
-
1 dia, 15 horas PND 2025: gabarito das questões objetivas será divulgado terça-feira, 28