Secretário diz que previdência e aumento na receita potencializam a economia do estado

Por Rede Alese 20/02/2020 14h35
Secretário diz que previdência e aumento na receita potencializam a economia do estado
Jadilson Simões

O secretário de Estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, compareceu mais uma vez na Casa Legislativa de Sergipe, na manhã desta quinta-feira (20), a fim de apresentar aos deputados, membro da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação, dados financeiros referentes ao último quadrimestre do exercício de 2019.  Na sua exposição, o secretário declarou que o gasto de despesas de pessoal do Poder Executivo chegou no topo do seu limite prudencial, ele revelou ainda que a soma da reforma da previdência com o aumento da receita aumentou a capacidade econômica do estado.

O secretário Marco Queiroz disse em sua explanação que o governo busca incessantemente recuperar a capacidade de investimento do estado, e que desde a assunção do governador Belivaldo Chagas ao governo de Sergipe, o estado tem obtido resultados que sustentam o esforço fiscal que vem realizando. Otimista com o crescimento da receita, que superou o total de 9% no final desse ano, o secretário conta que governo ainda tem muito trabalho a realizar, a fim de buscar cada vez maior crescimento na receita estadual.

Na análise do quadro sobre Despesas com Pessoal, Marco Queiroz declarou que o governo está acima do limite prudencial, “o que torna proibitivo qualquer movimento de reajuste dos servidores”, avisou. Em dezembro de 2019 o limite da despesa com pessoal do Poder Executivo chegou ao limite de 47,55%, sendo o limite prudencial no total de 46,55%, ultrapassando a receita corrente líquida.

Previdência Social

Abordado sobre o aumento do orçamento do governo com a Reforma da Previdência de Sergipe, o secretario declarou que a reforma tem a perspectiva de melhoria na contribuição na ordem de R$ 9 milhões/mês.  “A reforma foi muito necessária para Sergipe, ela trará de volta toda a capacidade do estado realizar investimentos. O estado vem  mensalmente aportando  R$ 100 milhões de reais, isso reduzia qualquer condição para qualquer  servidor, ativo ou inativo, possa ter esperança em ter reajuste”, externou Queiroz, enfatizando que  a  reforma foi realizada no final do ano e deve ser implementada a partir de abril,  “o que se espera ter de volta a capacidade  de Sergipe realizar investimentos e  seguir normalmente  com uma boa política para o servidor público”, acrescentou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: