Projeto de autoria da deputada estadual Maísa Mitidieri para prevenção de suicídio vira lei
O governo do Estado sancionou o Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Maisa Mitidieri (PSD) que regulamenta a inclusão de medidas de conscientização e de prevenção contra a depressão, automutilação e suicídio no projeto pedagógico das escolas públicas e privadas da educação básica de Sergipe. A Lei de nº 8.606 entrou em vigor no dia 25 de novembro.
Entusiasmada com a sanção, a deputada falou que a proposta é conscientizar os jovens e adolescentes sobre as causas que os levam à depressão. “Estamos enfrentando dias difíceis com índices alarmantes no país, especialmente no Nordeste. Sergipe hoje é o terceiro estado com maior número de suicídio”, explica.
As doenças psicológicas como a depressão são consideradas pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso. O problema pode ser prevenido em sua grande maioria e a educação é um dos caminhos.
“Acredito que a educação seja o caminho mais rápido a ser traçado no processo de conscientização e de combate. Por isso, espero que a aplicação da lei seja de forma imediata. Temos a intenção de levar ações para dentro das escolas, de forma educacional debatendo o tema, fazendo com que assim possamos quebrar os tabus existentes dentro do assunto”, afirma.
Maisa conclui dizendo que o momento é de colocar a lei em prática. “Estou muito feliz com a sanção da Lei e agora é a hora de arregaçar as mangas e coloca-la em prática, divulgando o máximo possível e indo até as escolas em todo nosso Estado levando informação”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país