Projeto de Elber proíbe obras em Aracaju em horário de rush

Por Assessoria de Imprensa do Parlamentar 25/09/2019 16h04
Projeto de Elber proíbe obras em Aracaju em horário de rush

Diante do caos instalado no trânsito de Aracaju nas últimas semanas devido às obras de recapeamento asfálticos das principais avenidas da cidade, realizadas pela Prefeitura de Aracaju, o vereador Elber Batalha (PSB) protocolou um Projeto de Lei (PL) que visa proibir este tipo de obras na capital durante os horários de maior trânsito e fluxo de carros.

 

O Projeto de Lei 312/2919 dispõe sobre a não interrupção do tráfego nas vias públicas de Aracaju e das avenidas e ruas de grande fluxo, mesmo em caráter intermitente, para a realização de obras públicas ou privadas nos horários das 6h às 9h e 18h às 20h, durante os dias úteis. “O que se fez em Aracaju nas últimas semanas foi uma prova de mal planejamento e desestruturação da Prefeitura de Aracaju, uma obra que poderia ter sido terminada mais cedo, causando menos transtorno aos aracajuanos e causou um caos na vida de todo mundo, já que grande parte da cidade ficou travada, impedindo o trabalhador de chegar ou sair do seu trabalho”, justificou.

 

O parlamentar disse ter se inspirado em PL’s que já existem em outras cidades do país e que o projeto se torna necessário pelo crescimento e para modernização de Aracaju. “Isso já existe em Recife, São Luiz, João Pessoa, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e nós estamos anexando em nosso PL as comprovações de que todas essas cidades adotaram essa prática e que deu certo”, explicou.

 

Além disso, Elber afirma que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, mente ao afirmar que realizar esse tipo de obra em horários alternativos aumentaria muito os cofres públicos. “Todo mundo sabe que a única coisa que acresce numa obra para ser realizada à noite é o adicional noturno que é pago ao trabalhador. Esse adicional é de 20% sobre o salário, e é bom lembrar que esses funcionários recebem o salário mínimo e que a rubrica mão-de-obra é apenas um ponto de uma planilha de qualquer obra e, com certeza, é um dos menores itens da composição da planilha de uma obra deste tamanho”, disse.

 

“É necessário entender que Aracaju não é mais uma cidade pequena como outrora. Um bloqueio de trânsito em Aracaju em determinados horários cria um verdadeiro caos, como Edvaldo Nogueira conseguiu parar nossa cidade literalmente nas últimas semanas. Esse projeto vai beneficiar todos aracajuanos, quem usa carro, quem se utiliza de transporte público coletivo, os que mais sofrem, já que não têm como pegar uma rota alternativa, além dos nossos turistas, que não conseguiram se locomover em nossa cidade”,  finalizou. 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: