Política

17/09/2018 às 19h18

CPI da Saúde: termina etapa oitiva de gestores

Redação Portal A8

Nesta segunda-feira (17), os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos hospitais filantrópicos de Aracaju, conhecida como CPI da Saúde, realizaram uma acareação com gestores responsáveis pela pasta. 

Durante a 11ª Reunião Ordinária da CPI da Saúde, estavam presentes para a oitiva o ex-secretário da Saúde de Aracaju, André Sotero; a atual responsável da pasta, Waneska Barboza; o ex-presidente do Hospital Cirurgia, Gilberto Santos; e o atual diretor financeiro da instituição, Milton Eduardo Santana. 

Na acareação, os membros da CPI puderam realizar perguntas para melhor esclarecer a situação dos hospitais. Contudo, segundo o observado na sessão, não ficaram satisfeitos com o andamento. O vereador Jason Neto (PDT), por exemplo, assumiu na plenária que não ficou satisfeito com as respostas, mas ficou orgulhoso com a iniciativa. Assim como Jason, Anderson de Tuca (PRTB) acrescentou ainda que não foram obtidas informações completas. 

Contudo, na oportunidade, a secretária Waneska Barbosa afirmou que irá contribuir na finalização dos trabalhos da CPI fornecendo planilhas detalhadas de pagamentos apara o hospital. 

Requerimento 

Após a sabatina com os gestores, os membros tiveram ainda que votar um requerimento do vereador Cabo Amintas (PTB) que solicitou a presença do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) para prestar esclarecimentos. Porém, ao colocar o tema na pauta de votação, não obteve êxito – sendo três contra, como Isac (PCdoB), Jason Neto e Anderson de Tuca, e um a favor, o do requerente. 

Reta final

Com o fim da oitiva na CPI da Saúde, será elaborado um detalhado relatório que indica todos os fatos descoberto a respeito da investigação. Se houver algum crime identificado, o Ministério Público utiliza essas informações para fazer a acusação penal dos envolvidos.