Reconhecimento

Walter Franco é homenageado no “Gente de Sucesso”

Por assessoria de comunicação 23/06/2022 11h18
Walter Franco é homenageado no “Gente de Sucesso”

Todos os meses, a Rede Cultura de Comunicação realiza homenagens a personalidades que contribuem para Sergipe. Agora em junho, o quadro “Gente de Sucesso” contou com a presença do empresário Walter Franco. A atração foi veiculada nesta quinta-feira, dia 23, dentro do Programa “Linha Direta”, apresentado por Jairo Alves de Almeida.

Walter Franco nasceu em Aracaju no dia 05 de julho de 1942. É o terceiro filho do empresário e ex-governador Augusto Franco e dona Virgínia Leite Franco. Casado com Sônia Vahle Franco, tem 4 filhos: Augusto Franco Neto, Grace, Gina e Cláudia. De família numerosa e conhecida na sociedade sergipana, teve 8 irmãos: Albano, Amélia, Marcos, Augusto César, Antônio Carlos, Maria Clara, Osvaldo Leite e Ricardo.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, em 1969, Walter Franco teve o primeiro emprego na Sergipe Industrial, empresa administrada por seu pai. Em 1979, fundou, junto com Augusto Franco, a Nortista Fiação e Tecelagem. Em 1982, foi eleito deputado estadual, com a votação mais expressiva do estado. Exerceu um mandato independente e progressista. Foi um dos primeiros políticos a lutar pela redemocratização do país e o principal financiador da memorável campanha “Direta Já” em Sergipe.

Em 1994 ele assumiu a presidência do Sistema Atalaia de Comunicação, formado por duas rádio em Aracaju, uma em Simão Dias e a principal emissora, a TV Atalaia. Ela foi fundada em 17 de maio 1975. No mês passado, completou 47 anos. Atualmente, o grupo de comunicação é administrado pelo empresário e pelos filhos.

Durante o quadro, várias pessoas falaram sobre a personalidade do homenageado. Entre elas, o jornalista Luiz Eduardo Costa. “Walter Franco é um empresário que sempre teve inclinação forte para a política. Comandou indústrias, mas um dia decidiu assumir o Sistema Atalaia de Comunicação. Um grupo que é livre para que todos tenham vez e voz. Na época antes das Diretas Já, quando havia dificuldade para falar a verdade, ele escancarou o seu sistema de comunicação para fazer a campanha em prol da democracia”, destacou.

Outro jornalista que se pronunciou sobre Walter Franco foi Eduardo do Valle. “Ele e a TV Atalaia se misturam. Sempre foi o desejo dele gerir uma emissora livre para que nós pudéssemos aturar de forma transparente e democrática. Ela está cada vez mais voltada a verdade dos fatos. O resultado tem sido fantástico. Seu grupo de comunicação se destaca pela liberdade de imprensa. Isso causa admiração, caro chefe! O senhor merece as homenagens”, comentou.

O ex-senador Antônio Carlos Valadares destacou a importância de Walter Franco para Sergipe. “Se a TV Atalaia conquistou a confiança do povo sergipano, isso se deve ao trabalho de Dr. Walter Franco. Um homem de visão que tem interesse no desenvolvimento de nosso estado. Isso sem esquecer seu pai, Dr. Augusto Franco, que formou este grande conglomerado de comunicação que é o Sistema Atalaia”, lembrou.

Um dos amigos que enviou mensagem foi Jassa, cabeleireiro do também empresário e animador Silvio Santos. “Fico feliz em saber do sucesso das empresas de comunicação de Walter Franco. Sinto saudades de nossas viagens e de nossas conversas. Em breve quero te ver aqui em São Paulo, grande amigo”, destacou.

A cantora Amorosa também fez homenagem ao empresário e destacou a importância dele para comunicação sergipana. “Walter Franco faz parte da construção dois direitos do povo para ter livre acesso a comunicação. Comprometido sempre com o bem comum e a democracia. Foi de posição forte em momentos críticos da política, sempre defendendo a liberdade. Merecedor de grandes homenagens”, pontuou.

Familiares

A família também participou das homenagens. O empresário Albano Franco comentou a história do irmão . “Falar de TV Atalaia é falar de Augusto Franco, meu pai. Ele que teve a ideia de criar uma TV há 47 anos. Meu irmão Walter tem dado continuidade com uma grande gestão. A Atalaia é uma referência para Sergipe”, disse.

Bastante emocionada, a filha Grace Franco prestou homenagem ao vivo e falou da importância do ato que a Cultura realizou para o pai. “Estou muito emocionada com esta homenagem a meu pai. Ele que é uma pessoa reta, de coração humilde e que tem um carinho por tudo que faz no dia a dia. Parabéns pai e obrigada por tudo”, declarou.

Outro depoimento que deixou Walter Franco emocionado foi do Sr. José Rodrigues, conhecido como “Negão”, motorista de Augusto Franco. “Falar de Dr. Walter é fácil. Honesto, bom filho, bom amigo. Homem que trabalho a favor da empresa e dos amigos. O senhor é o amigo do rico e do pobre. Acompanhei sua trajetória. Gratidão a Deus pela sua vida e sua luta meu amigo”, explicou.

O depoimento final foi do diretor-executivo da Rede Cultura de Comunicação, padre Marcelo Conceição. “Dr. Walter Franco é uma grande referência para o estado de Sergipe. Para mim, é um amigo e também tenho a alegria de ser seu pastor de sua casa e de sua família. Receba nossas homenagens e a gratidão, como diretor da Cultura e como sacerdote. Parabéns por ser uma grande referência de homem público”, afirmou.

Ao final o empresário agradeceu a todos pela lembrança e a Rede Cultura pela grande homenagem. “Recordo muito da Rádio Cultura de Sergipe, criada por Dom Távora, que depois teve à frente Dom Luciano, Dom Lessa e, agora, Dom João José Costa. Igualmente a Atalaia, a Cultura também sempre teve a verdade e a democracia como seu ponto alto. Muito obrigado a todos que fazem parte desta empresa e que Deus nos ilumine”, finalizou Walter Franco.

Para completar, o apresentador Jairo Alves de Almeida entregou uma placa de homenagem. “Walter Franco sempre teve a marca da independência e referência para a democracia. Suas empresas são exemplo para a comunicação em nosso estado. Ele é digno de todas as homenagens”, lembrou.