Volta às aulas presenciais requer atenção aos protocolos sanitários
A retomada das aulas presenciais nas escolas particulares acontece na próxima segunda-feira, 18, e nas escolas públicas no dia 22 de março
Todo início de ano, os pais e responsáveis se preparam para a volta às aulas dos filhos. Realizar matrícula, comprar o material escolar e motivar as crianças e adolescentes a recomeçar os estudos são tarefas comuns nesse período. Neste ano, porém, o retorno às aulas presenciais requer ainda mais cuidados em virtude da pandemia do novo coronavírus, que alterou a rotina de estudantes.
Para garantir um retorno seguro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), elaborou um protocolo com uma série de medidas sanitárias preventivas à covid-19, que precisarão ser seguidas por todas as instituições de ensino. Assim, foi possível autorizar a retomada das aulas presenciais nas escolas particulares na próxima segunda-feira, 18, e nas escolas públicas no dia 22 de março.
A infectologista da SMS, Fabrízia Tavares, destaca que a união entre os gestores das escolas e a gestão municipal permite que os protocolos sejam eficientes. “O que a gente tem observado é que os colégios têm se esforçado muito na elaboração dos protocolos, tanto na rede particular quanto na rede pública. Os esforços são em relação à confecção de protocolos que já foram discutidos, inclusive em câmaras técnicas, e todo o esforço feito para que essas medidas sejam colocadas em prática”, destaca.
A infectologista afirma, ainda, que as crianças representam uma parte menor dos atendimentos feitos na capital sobre a covid-19. “A faixa etária que mais vem dando entrada na rede hospitalar com quadros mais importantes para covid são adultos jovens, ou seja, acima de 18 anos. Então, nas faixas etárias menores a gente não tem visto uma significância epidemiológica em relação à contribuição para o número de novos casos nem para o número de casos graves”, afirma.
Além das medidas obrigatórias a serem adotadas nas escolas, como distanciamento social e uso de álcool em gel, o retorno dos estudantes será de forma lenta, com a aplicação de rodízio, por exemplo, e a forma híbrida de ensino, com a continuação do uso das aulas virtuais.
Ainda assim, Fabrízia ressalta a importância dos pais procurarem a escola para conhecer os protocolos elaborados por aquela instituição. “É muito importante que os pais participem, vejam como está o colégio, como eles se preparam para receber os seus alunos. E também sejam parceiros nessa construção, isso é importante”, destaca.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Termina hoje mais uma edição da Semana Nacional da Conciliação
Segunda edição do Xirê Toré acontece amanhã no Museu da Gente Sergipana
Revisão Final para o ENEM 2025 deve reunir cerca de 6 mil estudantes da Rede Estadual
Projeto Orquestra na Estrada acontece hoje às 19h na Paróquia Nossa Senhora do Desterro