Vítimas da violência são lembradas na orla de Aracaju

30/09/2015 19h00
Vítimas da violência são lembradas na orla de Aracaju
A8SE

Manifesto-PM (Sérgio Ferreira)

O primeiro dia do ano de 2009 começou com protesto. Na orla da Atalaia está sendo realizado um manifesto para lembrar a morte de policiais militares, vítimas da violência nos últimos cinco anos. O ato é promovido pela Associação Beneficente dos Servidores Militares do Estado de Sergipe, antiga ‘Caixa Beneficente`. Cerca de 100 ativistas estão no local, onde colocaram 100 cruzes nas areias, representando as vítimas.

Nas areias da praia, em frente a Praça de Eventos, também estão espalhadas faixas num protesto ao perigo que os militares correm ao serem obrigados a fazer ‘bicos` para complementar a renda familiar. "Bico é igual à morte"; ‘Chega de bicos. Chega de mortes`; "Militares pedem socorro" são alguns dos dizeres das faixas.

Manifesto-PM (foto: Sérgio Ferreira)



Para chamar a atenção da sociedade, os manifestantes também estão distribuindo rosas vermelhas, que segundo eles simbolizam o amor à profissão. E rosas brancas que simbolizam a paz e esperança de melhores dias para a classe.

O manifesto começou às 3 horas da manhã e só deverá ser encerrada no final da tarde. "Os baixos salários pagos aos militares de Sergipe tem obrigado a esses profissionais a buscarem outras formas de renda nos momentos de folga, que são os famosos bicos", disse o sargento Jorge Vieira, gestor da Associação Beneficente dos Servidores Militares.

Ele lembra que nos últimos cinco anos, 105 policiais morreram a serviço ou fazendo ‘bicos`. É o caso do sargento Adilson e do 2º sargento Roberto Lima Batista. Eles foram executados em novembro passado . Os dois faziam a segurança do restaurante "O Pirão", no povoado Calumby, em Nossa Senhora do Socorro, e foram baleados por bandidos durante um assalto ao estabelecimento.

Mais Manifesto

No próximo dia cinco, os militares voltam a realizar mais um protesto, sendo no centro da cidade.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: