Cidade

Vinícius Barreto será empossado no cargo de defensor público-geral nesta quinta (6)

Vinícius Barreto foi eleito com 91% dos votos

Por redação Portal A8SE e assessoria de comunicação 03/10/2022 14h39
Vinícius Barreto será empossado no cargo de defensor público-geral nesta quinta (6)
foto: assessoria de comunicação

Na próxima quinta-feira (06), Vinícius Menezes Barreto vai ser empossado no cargo de defensor público-geral de Sergipe. A solenidade acontece às 17h, no auditório do Ministério Público, localizado na avenida Conselheiro Carlos Alberto Barros Sampaio, 505, bairro Capucho.

Vinícius Barreto foi eleito com 91% dos votos e vai atuar no biênio 2022/2024. Ele sucederá o defensor público-geral, José Leó de Carvalho Neto.

Trajetória

Natural de Aracaju, Sergipe, Vinícius é formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pós-graduado em Processo Civil pela Escola de Magistratura de Sergipe (ESMESE).

Foi técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe; assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Aracaju e analista do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Exerceu a advocacia com atuação, em especial, em processos cíveis, tributários, administrativos e comerciais.

Ingressou na Defensoria Pública do Estado em 2008; foi secretário da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese); membro do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado, integrante do Núcleo de Execuções Penais e do Núcleo de Flagrante Delito e Presos Provisórios.

Atuou na Comarca de Japaratuba e no Tribunal do Júri da Capital como Titular da 10ª Defensoria Pública Criminal do Júri por mais de oito anos.

O membro da Defensoria Pública foi escolhido por unanimidade pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado para o cargo de Subdefensor Público-Geral para os Biênios 2018/2020 e 2020/2022 na gestão do Defensor Público-Geral, José Leó de Carvalho Neto.