Vigilância Sanitária faz mais de 3 mil inspeções no quadrimestre


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou nesta segunda-feira, 21, o balanço das ações da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju (Covisa), realizadas no primeiro quadrimestre deste ano. Segundo o levantamento, foram 5.845 novos cadastros, 3.036 inspeções realizada e 788 alvarás emitidos.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taíse Cavalcante, a partir de janeiro 2017 a SMS passou a ter um maior controle da produção. "Quando assumimos a gestão, começamos a medir realmente os indicadores e as metas da vigilância, através das atividades, como novas empresas cadastradas, inspeções realizadas, alvarás emitidos, recebimentos de denúncias, reclamações, e a própria avaliação dos projetos. Durante todo o ano passado, fizemos avaliações mensais e observamos a crescente produção quantitativa e qualitativa dos serviços oferecidos pela Covisa", afirmou.
Segundo os dados, de janeiro a abril de 2018, os índices têm sido positivos. Foram 5.845 novos cadastros, 3.036 inspeções realizadas e 788 alvarás emitidos. Até o momento, registramos 96 denúncias, e destas, 95 foram apuradas, mostrando a importância que a Covisa atribui a todas as demandas. Além disso, 115 projetos foram avaliados, sendo 71 aprovados. "E todas essas devolutivas são dadas à comunidade e aos estabelecimentos, fazendo com que as pessoas passem a nos dar mais credibilidade e continuem fazendo denúncias", relatou.
Instrumentos e atividades
De acordo a coordenadora da Covisa, Graça Barros, um avanço importante nesse período foi o início da instauração do Processo Administrativo Sanitário (PAS). "Uma ferramenta essencial para fortalecer o trabalho de regulação, visto que é através dela que são definidas as penalidades impostas às empresas que mantêm situações de inconformidade, mesmo após todos os prazos e oportunidades de regularização concedidas pelo município. Como resultado deste trabalho, verificamos hoje uma maior preocupação dos donos de estabelecimentos, em relação às adequações e ao cumprimento da legislação pertinente a cada um", falou.
Nesse período, foram desenvolvidas diversas orientações dentro de cada gerência específica, a fim de detectar e solucionar as questões mais críticas. Com um dos exemplos dessas ações, em parceria com órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), os agentes sanitários avaliaram, durante o mês de fevereiro, diversos produtos comercializados nos estabelecimentos comerciais do Centro de Aracaju.
Mais vídeos

Entrevista com Elaine Oliveira, secretária municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres

Policiais militares apreendem drogas

Proprietário e administrador de foodpark em Aracaju é indiciado por maus-tratos a animais

Homem é morto a tiros dentro de residência na Piabeta em Nossa Senhora do Socorro

Homem é agredido acusado de ser tutor de cadela que supostamente atacou criança; vítima nega
Mais acessadas
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é o escolhido do Brasil para o Oscar 2026
Emmy 2025: “Adolescência” brilha, “The Pitt” e “O Estúdio” dominam a noite
Aracaju recebe R$ 36 milhões para renovação da frota de ônibus
Mais notícias
-
30 minutos Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
-
1 hora, 17 minutos Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
-
3 horas, 15 minutos Posto de combustível em Aracaju tem bomba de GNV interditada e produtos vencidos apreendidos