Recomendações

Vigilância Sanitária divulga recomendações para ida aos cemitérios no feriado de finados

Em caso de dúvidas ou para mais informações junto à vigilância sanitária ou epidemiológica, ligar para (79) 3045-4916

Por Ascom/ Prefeitura 28/10/2020 18h47
Vigilância Sanitária divulga recomendações para ida aos cemitérios no feriado de finados
Assessoria de comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão divulgou nesta quarta-feira (28) o protocolo sanitário com as recomendações para a visitação dos cemitérios da cidade no próximo dia 02 de novembro, dia de finados.

A recomendação inicial aos sancristovenses é que não deixem para visitar seus entes queridos, exclusivamente, no dia de finados, para que sejam evitadas as aglomerações e o grande fluxo de visitação num único dia.

Segundo as informações da assessoria, em caso de visitação no feriado, o tempo de permanência nos cemitérios deverá ser o mínimo possível, em torno de 20 a 40 minutos, a depender do fluxo no local. A população deverá também se organizar para que haja a visitação simultânea de até três pessoas da mesma família, ou até seis pessoas a depender do fluxo no momento da visita.

Todos os cuidados de distanciamento social deverão ser respeitados, como a marcação no chão, fila única e distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas, bem como a proibição de compartilhamento de objetos/utensílios de uso pessoal e o consumo de bebidas e alimentos no interior do cemitério.

O uso de máscaras continua obrigatório em todo o município e as pessoas com confirmação ou suspeita da Covid-19 e que estejam em monitoramento/isolamento domiciliar não deverão sair de casa para visitação aos cemitérios. O mesmo vale para as pessoas que fazem parte do grupo de risco.

A Vigilância Epidemiológica ressalta que a visitação aos cemitérios do município de São Cristóvão está liberada em todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, a partir das 7h da manhã até às 17 ou 18h, a depender do fluxo do dia.