Vídeo: Confusão é registrada durante transferência de ambulantes no Centro de Aracaju

Emsurb afirma que a realocação foi planejada para organizar o centro, mas alguns ambulantes reclamam de falhas na distribuição das bancas

Por Redação do Portal A8SE 27/10/2025 14h52
Vídeo: Confusão é registrada durante transferência de ambulantes no Centro de Aracaju

Na manhã desta segunda-feira (27), os ambulantes que comercializam frutas na região central de Aracaju foram transferidos para um novo espaço. Durante a mudança, uma confusão foi registrada entre os trabalhadores.

Alguns ambulantes relataram que ficaram de fora da lista de realocação e não receberam suas bancas de venda, o que gerou insatisfação e desentendimento no local.

Por meio de nota, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) informou que dois homens entraram em vias de fato, provocando tumulto entre os comerciantes. Em seguida, duas mulheres também iniciaram uma discussão, com os ânimos bastante exaltados.

“Toda a atuação da Guarda Municipal seguiu rigorosamente os níveis de uso progressivo da força: presença, verbalização e, diante da persistência do tumulto e da ameaça iminente, o emprego de armamento menos letal, como o espargidor de pimenta”, pontuou a corporação.

O que diz a Prefeitura

Em entrevista concedida à TV Atalaia, o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bertulino Menezes, afirmou que toda a estrutura foi preparada para receber os ambulantes no novo espaço.

“A gente se preparou, colocou todas as estruturas à disposição dos ambulantes. Graças a Deus, eu passei há pouco lá pelas ruas que ficam em torno dos mercados, está tudo livre. Mas a gente tem alguns resíduos que vai recomendar que saiam de lá. Portanto, da nossa parte, a gente trouxe a documentação e a permissão, numerou todas as bancas. Agora, a gente está colocando mais algumas bancas para dar um ajuste final. Na parte da Emsurb, na parte da gestão, está tudo dentro da mais absoluta normalidade”, afirmou.

Sobre a confusão registrada durante a mudança, Bertulino explicou: “Ocorreu aí um desentendimento entre dois feriados, e isso ganhou uma dimensão que fez com que a Guarda Municipal precisasse agir para que os ânimos não se acirrassem ainda mais”, finalizou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp