Vazão do Rio São Francisco é aumentada e causa alagamentos em Telha; VÍDEO
Volume de água das comportas da Usina Hidroelétrica de Xingó está sendo ampliado a cada 24 horas.
Moradores registraram alagamentos nas proximidades da Prainha da Adutora, no município de Telha, diante do aumento na vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó. A ampliação está ocorrendo de forma gradativa a cada 24 horas e deve atingir 4.000 m³/s até segunda-feira (16).
Segundo a Defesa Civil de Sergipe, o procedimento ocorre devido às precipitações acima da média registradas na Região Sudeste nas últimas semanas, que elevaram o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Três Marias e Sobradinho, em Minas Gerais.
Com a cheia na Bacia do Rio São Francisco, comunidades ribeirinhas foram alertadas da possibilidade de inundações. O alerta é válido para as cidades de Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Canindé do São Francisco, Gararu, Ilha das Flores, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco e Telha.
A orientação é que o leito do rio seja desocupado pela população, a fim de preservar patrimônios, criações de rebanhos e qualquer riqueza que possa estar em situação de risco. O curso do rio está sendo vistoriado por equipes da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec) nos 13 municípios.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Direto de Brasília 12/09/25 - CPMI INSS

Sergipe contabiliza crescimento no número de internações por envenenamento nos últimos anos

Até o próximo domingo, Aracaju se transforma na capital brasileira do badminton

O projeto Caminhos do Brasil Rural chega em Sergipe
