Valadares quer Juizado Especial para agilizar ações de família
As ações ligadas à família devem ter um atendimento ágil e diferenciado. É o que propõe o senador Antônio Carlos Valadares, através de um Projeto de Lei Suplementar apresentado no Senado Federal.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) propôs hoje (26), projeto de Lei Suplementar que dispõe sobre a criação de um Juizado Especial Cível da Mulher para decidir ações de família, como separação judicial e divórcio, investigação de paternidade, guarda de filhos e revisão de alimentos. “Essas são algumas das causas vinculadas ao Direito de Família que poderão passar a ser decididas de forma mais rápida pela Justiça”, afirmou.
Além da tramitação e do julgamento rápidos, causas dessa natureza, de acordo com o senador sergipano, correriam em segredo de Justiça e seriam beneficiadas pela gratuidade, “duas regras que já norteiam as ações vinculadas aos Juizados Especiais e ao Direito de Família”. Valadares explicou que a sua intenção é preservar, com essas medidas, mulheres, crianças, adolescentes e idosos, considerados os elos mais frágeis nesse tipo de conflito.
"O objetivo do projeto é permitir que as demandas do Direito de Família possam seguir o rito processual dos Juizados Especiais, ou em outras palavras, os juízes de família poderão utilizar regras mais flexíveis, muito menos formalistas, para o equacionamento das desavenças familiares", reiterou Valadares na justificação do projeto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Sergipe é referência no tratamento de deformidades na coluna vertebral através de projeto da UFS

Câmara de vereadores realizou audiência pública para discutir a LDO , Lei de Diretrizes Orçamentária

Direto de Brasília 02/07/25

Até amanhã, está sendo realizada mais uma edição da Conferência Municipal da Assistência Social
