Saúde

Vacinação contra pólio e covid-19 é ofertada nos shoppings de Aracaju neste sábado (8)

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência de Aracaju

Por redação Portal A8SE e PMA 07/10/2022 16h37
Vacinação contra pólio e covid-19 é ofertada nos shoppings de Aracaju neste sábado (8)
Foto: Ascom SMS

Neste sábado (8) os shoppings de Aracaju (Jardins, RioMar e Aracaju Parque) vão ofertar a vacina contra poliomielite e covid-19. O funcionamento é das 8h às 16h.

Em Aracaju, a taxa de imunização do público-alvo contra a pólio é de apenas 62%, até o momento. O que traz preocupação, já que o Ministério da Saúde já se manifestou sobre a possibilidade de reintrodução da doença no país.

“Continuaremos vacinando aos sábados, mas, de segunda a sexta, pais ou responsáveis podem buscar não só os shoppings, como também as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Precisamos atingir 95% de cobertura e é preciso que todos entendam a importância dessa vacinação na proteção das crianças e para que a doença continue erradicada”, disse a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

Crianças de 1 e menores de 5 anos estão sendo vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de 1 ano de idade se vacinam conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Covid-19

Na fase atual, a campanha de imunização contra a covid-19 contempla as crianças a partir de 3 anos. Também terão acesso ao serviço todas as pessoas que estejam com alguma dose pendente, incluindo a de reforço.

Documentos

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina e um comprovante de residência de Aracaju (que, no caso das crianças, deve ser em nome do adulto responsável).