Vacinação contra a gripe começa dia 19 de abril em Sergipe
Quem tomar a vacina contra covid-19 precisa de um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a vacina da influenza

Foi pactuado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os 75 municípios do Estado, em uma reunião ocorrida na quinta-feira, 8, com os secretários municipais de saúde, o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe) em Sergipe no dia 19 de abril.
De acordo com a enfermeira do Programa de Imunização da SES, Ana Lira, a decisão é uma estratégia para orientar todas as equipes de saúde. “Atendendo a solicitação dos municípios, decidimos por iniciar a campanha no dia 19 porque recebemos o informe técnico do Ministério da Saúde na quinta-feira, 08. Os secretários escolheram por haver um diálogo maior com as equipes com relação à imunização contra a gripe. Como também estamos no processo de imunização contra a Covid-19, a orientação é que as doses dos imunizantes não sejam aplicadas no mesmo dia. Todo esse diálogo sobre a aplicação das vacinas é para melhorar o processo de vacinação”, salienta.
De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde, considerando a ausência de estudos de coadministração para a vacinação contra Influenza e Covid-19, não é recomendado a aplicação das duas vacinas ao mesmo tempo, é necessário haver o intervalo de no mínimo 14 dias.
Ainda segundo o informe, as pessoas contempladas no grupo prioritário para a vacinação contra Influenza que buscarem uma Unidade Básica de Saúde e ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, preferencialmente, devem dar prioridade a vacina da Covid-19 e agendar a vacina da Influenza.
Fases
A vacinação contra a gripe foi dividida em três fases. De 19 de abril a 10 de maio, os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde. Na segunda fase, iniciada no dia 11 de maio a 8 de junho, são contemplados os idosos com 60 anos ou mais e professores.
Já a última fase, que é de 9 de junho a 9 de julho, contempla pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, e adolescentes em medidas socioeducativas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Acidente deixa mulher ferida na zona sul de Aracaju

Polícia Civil apreende adolescente suspeito de homicídio em Nossa Senhora do Socorro

Van roubada é recuperada e quatro suspeitos são presos em operação

Casal é preso por tráfico de drogas na zona Norte de Aracaju

Mulher é presa por tráfico de drogas durante feira livre em Estância
Mais acessadas
Magníficos, Mastruz com Leite e Devinho Novaes são atrações do ‘Forró das Brotas’ neste fim de semana; confira programação
Matrículas para cursos da EJA e Educação Profissional terminam nesta semana; confira prazos
UFS abre inscrições para 364 vagas de readmissão em cursos de graduação
Duas mulheres são presas por tráfico de drogas na Zona Sul de Aracaju
Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 é aprovada pela Câmara Municipal de Aracaju
Mais notícias
-
50 minutos Acidente deixa mulher ferida na Zona Sul de Aracaju; carro colide contra muro de condomínio
-
1 hora, 37 minutos UFS abre inscrições para 364 vagas de readmissão em cursos de graduação
-
1 hora, 53 minutos Matrículas para cursos da EJA e Educação Profissional terminam nesta semana; confira prazos