Vacinação antirrábica termina neste sábado

Desde a última segunda-feira, 21, a Prefeitura de Aracaju realiza mais uma campanha de vacinação antirrábica. A ação, que vai até sábado, 26, é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A estimativa é que até o fim da vacinação sejam imunizados 67 mil cães e 14 mil gatos, o que corresponde a 80% do total.
A primeira etapa da terminou nesta quinta-feira e aconteceu na Zona de Expansão. Cerca de 50 agentes divididos em quatro equipes percorrem a área, fazendo visitas domiciliares, vacinando os animais e alertando os moradores sobre os riscos da raiva. Nesta sexta e sábado, dias 25 e 26, a vacinação acontece em 100 postos fixos montados em todos os bairros da cidade. As doses serão aplicadas das 8 às 17 horas.
O veterinário do CCZ, Gilberto França, lembra que é importante que os donos de animais adotem algumas medidas preventivas antes da imunização. "É imprescindível que o animal esteja em condições de receber a vacina. É necessário que ele seja vermifugado e que não esteja com a saúde fragilizada. É preciso ainda evitar que os animais estejam acompanhados de pessoas que não têm condições de contê-los, como idosos e crianças", destaca.
Devem receber a vacina todos os cães e gatos que tenham a partir de quatro meses de idade. Aqueles que não conseguirem vacinar seus animais durante a campanha poderão fazê-lo posteriormente no CCZ, onde a vacina é disponibilizada durante o ano inteiro. O CCZ está localizado na avenida Carlos Rodrigues Cruz, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, atrás da Rodoviária Nova, bairro Capucho. O telefone para contato é (79) 3179-3565.
Sobre a raiva
A raiva é uma doença infecciosa provocada por vírus. Em geral, não tem cura e é fatal. A única forma de prevenir é através da vacina, cujo efeito dura um ano. A transmissão se dá através da lambedura, mordedura ou arranhões de animais contaminados. Entre eles, o que mais transmite a doença ao ser humano é o cão, responsável por 80% das transmissões, seguido dos morcegos hematófago (10%) e dos gatos (6%).
O cão ou gato contaminado pela raiva não bebe água e nem se alimenta porque apresenta espasmos musculares que prejudicam a deglutição e o funcionamento do aparelho respiratório. Esses animais ficam extremamente sensíveis a qualquer ruído ou luz, andam cambaleando, têm febre, comportamento irritadiço e em sua fase final sofrem de paralisia das patas traseiras.
Fonte: AAN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

No sábado, a TV Atalaia transmitiu, ao vivo e para todo o Nordeste o projeto ‘São João é na Record’

Hoje acontece a grande final do concurso de quadrilhas juninas Gonzagão

Domingo foi o último dia do Forró Caju e do Forró Siri

PRF/SE registra aumento de 38,4% no número de veículos roubados que foram recuperados em BR’s

Mês de julho é de alta em setores da economia
Mais acessadas
Estão abertas as inscrições para cursos de inglês e espanhol pelo Centro Estadual de Idioma
Grande final do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão acontece nesta segunda-feira (30)
'Pecadores', filme com Michael B. Jordan, chega ao streaming nesta sexta (4)
4ª edição do FestCine Itabaiana tem filmes anunciados
Alta incidência de chuvas gera reforço de monitoramento no trânsito de Aracaju pela SMTT
Mais notícias
-
2 horas, 25 minutos Estão abertas as inscrições para cursos de inglês e espanhol pelo Centro Estadual de Idioma
-
2 horas, 54 minutos Sergipe tem previsão de chuvas para o começo de julho
-
6 horas, 12 minutos Grande final do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão acontece nesta segunda-feira (30)