Vacina contra gripe: Aracaju já imuniza quase 70% da população idosa

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou, oficialmente, em todo o Brasil, na última segunda-feira (23). No entanto, como forma de atender a grupos de risco do novo coronavírus (covid-19) e evitar aglomerações, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a campanha, antecipadamente, no último sábado (21), tendo como grupo prioritário da primeira fase, profissionais da saúde e idosos.
Até então, foram vacinados em Aracaju 36.728 mil idosos, o que equivale a 68,79% do universo total dessa população no município, e 6.724 mil profissionais de saúde, ou seja, 28,16%, totalizando 43.452 pessoas imunizadas. De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, a campanha está distribuída em três etapas de grupos prioritários e segue até dia 22 de maio.
“Diante da situação de pandemia com o novo coronavírus, orientamos os profissionais das salas de vacina e gerentes das Unidades Básicas de Saúde [UBS] a adotarem iniciativas que evitem aglomerações. “Precisamos ter bastante cautela na vacinação dos idosos, evitando aglomerações, além de evitar as filas, sendo empregada a distância de dois metros. As UBS estão com duas ou três salas de vacinação para tentar garantir a não aglomeração, outras Unidades colocaram pontos em escolas”, explicou.
As pessoas que estão entre o grupo prioritário devem apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação. O profissional da saúde, também deve portar comprovante para justificar que faz parte do grupo prioritário. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendem das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Ainda de acordo com a diretora, a equipe da UBS Dona Jovem realizou a vacinação no Same - Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição e outros lares estão sendo feitos de acordo com a programação da Unidade de referência. “Já a vacinação de casa a casa com acamados, em algumas Unidades já vem acontecendo e em muitas já estão agendadas para próxima semana, para quem não tem agente Comunitário de Saúde [ACS], precisa informar na Unidade que tem idoso acamado”, enfatizou.
Vacinas
A Secretaria da Saúde de Aracaju recebeu na última terça-feira (24) 11,1 mil doses da vacina, que foram distribuídas em todas as Unidades, ocorrendo, quando necessários, remanejamentos entre as UBS. Porém, diante da alta procura, algumas Unidades estão sem estoque e aguardando uma nova remessa de doses, a ser feita pelo Estado, que receberá do Ministério da Saúde.
Nesta quinta, temporariamente, estão sem vacina, as Unidades Básicas de Saúde "Augusto Cesar Leite", "Dona Jovem", "Adel Nunes", "Augusto Franco", "Oswaldo de Souza", "Sinhazinha", "Hugo Gurgel", "Marx de Carvalho", "Santa Terezinha", "Edezio Vieira de Melo", "Manoel de Souza" e "Antônio Alves".
Fases da campanha
O calendário nacional vai até o dia 22 de maio e terá sua ação intensificada no dia 9 de maio, com o dia “D” de mobilização nacional. Ele é dividido em três fases. A primeira, que já está acontecendo, vai até o dia 16 de abril e é voltada prioritariamente aos idosos e profissionais da saúde.
Na segunda fase, a partir do dia 16 de abril, haverá um novo encaminhamento de insumos e vacinas, para que se passe a imunizar os professores da rede pública e privada, as forças de segurança e as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A terceira fase da Campanha, que acontecerá dia 9 de maio, imunizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
10 horas, 7 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
13 horas, 32 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
13 horas, 54 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe