UFS é impedida de aplicar bônus regional que dá vantagem no Sisu para alunos que estudaram em escolas sergipanas
Bonificação foi instituída em 2019 e embargada após ação judicial da Defensoria Pública da União

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi impedida de aplicar o bônus regional no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), após uma ação civil pública interposta pela Defensoria Pública da União.
Dentre outros critérios, a medida acrescenta 10% a mais na nota do Sisu de candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas sergipanas dos campi de Lagarto e Sertão.
A UFS aderiu à bonificação em 2019, por unanimidade, com o objetivo de garantir a democratização do acesso ao ensino superior e racionalizar os indicadores acadêmicos da instituição.
Porém, em 2020, a 1ª Vara Federal determinou que a universidade se abstenha de conceder o acréscimo de nota a candidatos por critérios de caráter geográfico. Desde 2021, a UFS vem recorrendo e aguarda julgamento do último recurso interposto. O processo está no Supremo Tribunal Federal (STF).
"O bônus regional é uma pauta que deveria ser abraçada por toda a sociedade sergipana. Não se trata de um critério de exclusão, mas sim de uma iniciativa que visa aumentar a participação dos sergipanos em nossa universidade e de um instrumento de compensação das desigualdades em nosso país. O benefício desse bônus atualmente é adotado por 26 instituições de ensino”, pontuou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Projeto Visão Solidária está ajudando alunos de escolas públicas

Direto de Brasília 22/05/25

Petrobras anunciou que vai reassumir a FAFEN- fábrica de fertilizantes nitrogenados
