UFS amplia atendimentos e passa a oferecer reabilitação para traumas craniofaciais em Lagarto

Serviço é voltado a pacientes com encaminhamento de cirurgião bucomaxilofacial e ocorre nas sextas-feiras

Por Redação do Portal A8SE 04/08/2025 16h24
UFS amplia atendimentos e passa a oferecer reabilitação para traumas craniofaciais em Lagarto
Foto: UFS

A Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizada no Centro de Simulações e Práticas do campus de Lagarto, ampliou sua oferta de serviços e agora disponibiliza reabilitação para pacientes com trauma craniofacial. Os atendimentos são realizados nas manhãs de sexta-feira, no Laboratório de ATM.

O serviço é destinado a pacientes que sofreram traumas decorrentes de quedas, acidentes automobilísticos ou violência interpessoal, desde que tenham encaminhamento de um cirurgião bucomaxilofacial.

A coordenadora do projeto, professora Janayna Trench, destaca que o tempo é um fator determinante para o sucesso do tratamento.

“Quanto mais próximo do período do trauma, melhor, seja no pós-cirurgia ou após o início de outros métodos terapêuticos. Em muitos casos, com sete ou dez dias, por exemplo, já podemos iniciar a reabilitação, o que evita uma cicatrização óssea inadequada”, explica.

Os primeiros encaminhamentos foram articulados com o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e o Hospital Regional de Itabaiana, que contam com bucomaxilofaciais em seus plantões de emergência. No entanto, outros profissionais e gestores da saúde também podem encaminhar pacientes, por meio do WhatsApp da Clínica Escola: (79) 3632-2128.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp