Tumulto e fuga no horário de visita
O clima é tenso nas dependências do Cenam. Uma semana após a rebelião que deixou dois agentes e dois adolescentes feridos, a unidade voltou a ser palco de tumulto. No dia de ontem (24) nove internos conseguiram escapar pela porta da frente. O fato aconteceu no horário de visita dos familiares.
De acordo com Eziel Oliveira, presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança e Servidores da Fundação Renascer, a unidade possui duas portarias e no momento as duas estavam sem porteiro. Ele voltou a denunciar a falta de segurança externa. "Há muito tempo estamos pedindo reforço e até agora nada foi feito", afirma Eziel.
Dos nove internos que escaparam, apenas três têm idade inferior a 17 anos. Os demais são maiores de idade. Segundo Eziel Oliveira, antes da abertura dos portões para visitação, os internos estouraram os cadeados de quatro celas. No momento em que os agentes foram abrir para que os adolescentes recebessem a visita acabaram sendo rendidos.
"Eles seguiram direto para um dos portões de saída e ganharam à liberdade. No momento da fuga 12 agentes estavam de plantão no Cenam. Um efetivo mínimo para tomar conta de 80 internos", disse o presidente do Sindicato ao ressaltar que está trabalhando para que o Secretaria de Justiça volte a administrar o Cenam.
Desde o dia de ontem (24) a polícia está em busca dos fugitivos, mas até o momento nenhum foi capturado. Entre os nove internos que escaparam, três são acusados por homicídio e os demais por roubo.
Mais vídeos
Entrevista com o Presidente da Acese, Maurício Vasconcelos
Suspeito de homicídios em Sergipe é preso na Bahia
Homem é morto a tiros após briga em bar de Itabaianinha
Operação Boiadeiro apreende 12 animais soltos em rodovias de Sergipe