TRE mantém inelegibilidade de Valmir de Francisquinho
O candidato continua inelegível por oito anos; vale recursos
A candidatura ao governo de Sergipe de Valmir de Francisquinho (PL) foi indeferida na tarde desta quinta-feira (8), após julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O TRE entendeu que houve abuso de poder por parte de Valmir em 2018 e decidiram, por unanimidade, que o candidato continua inelegível por oito anos.
Ainda, a defesa de Valmir afirmou que existe a possibilidade de entrarem com um recurso contra a decisão do TRE, em até três dias. No entanto, o prazo de substituição e inclusão dos candidatos nas urnas eletrônicas é na próxima segunda-feira (12), e dessa forma, o recurso de Valmir possivelmente não será julgado a tempo.
Relembre o caso
Em 2018, Valmir era prefeito de Itabaiana e teria apoiado de maneira excessiva o filho, Talysson Barboza, que na época era candidato a deputado estadual. Na ocasião, Valmir teria abusado da posição de prefeito e pintado diversos locais públicos da cidade com a cor azul, utilizada pela campanha do filho.
Dessa forma, em agosto deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o acórdão de inelegibilidade de Valmir de Francisquinho. Ele e o filho tiveram os seus mandatos cassados, e em defesa, recorreram a um recurso para anular a decisão. No entanto, o Superior Tribunal Federal (STF) indeferiu o pedido de suspensão e manteve a inelegibilidade de ambos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp