Tradição de acender fogueira no dia de São João é mantida

30/09/2015 19h33
Tradição de acender fogueira no dia de São João é mantida
A8SE

Quem passar pelas ruas de Aracaju na noite hoje(23), véspera de São João, vai se deparar com a beleza inusitada das fogueiras acessas nas portas das casas. Famílias inteiras se reúnem com vizinhos e amigos próximas às fogueiras para celebração o São João. A noite fria de inverno é aquecida pelo calor do fogo colorido que sai das fogueiras. Elas também demonstram beleza na diversidade dos formatos. Em cada residência podemos encontrar fogueiras quadradas, empilhadas e piramidais. O mais importa é a celebração.

A beleza das fogueiras juninas na noite de São João (Foto:Divulgação)

 

A dona de casa Nicéia de Lima sabe o que é isso. Criada no interior de Sergipe ela não abre mão da tradição de acender fogueira. Segundo ela o período é de muita alegria e confraternização com amigos e familiares.

"Acendo a fogueira logo cedo por que moro em uma rua movimentada. Como fui criada em sitio, não sei passar a véspera do São João sem o calor da fogueira", contou, acrescentando que também usa a fogueira para assar milho verde. "É muito gostoso ficar assando os milhos junto com os meus familiares. É uma maneira de reunir a família", finalizou.

Ao redor das fogueiras as famílias se reúnem (Foto: Divulgação)

Pelos bairros da capital aracajuana e por todos os cantos do interior do Estado, a tradição ainda permanece. Em muitos lugares, o cenário que se contempla são ruas inteiras enfeitadas com bandeirolas e fogueiras acessas. A movimentação de pessoas nas ruas é grande. Os jovens, as crianças e os adultos utilizam a fogueira para acender os fogos de artifício e assar alimentos.

A pedagoga Maria José do Carmo Alves disse que não deixa de acender a fogueira na noite de hoje. Segundo ela, a véspera do dia São João é o momento para confraternização. "Hoje é dia de festa. Coloco música de forró, acendo a fogueira, asso milho, solto fogos e até improviso uma quadrilha com os meus familiares. É muita alegria e diversão", falou.

 

O habito de acender fogueiras nos festejos juninos encontrou no Nordeste endereço certo, sobretudo no interior e nas cidades de pequeno e médio porte. De origem européia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar a mudança da posição do sol.

Com o tempo essa festa profana, como tantas outras, acabou incorporada à tradição cristã da fogueira acesa por Isabel, símbolo do anúncio do nascimento de seu filho João, primo carnal de Jesus Cristo. E com os deuses pagãos substituídos por essa criança que depois cresceu, virou apóstolo, deu a vida pelo Salvador e acabou virando santo, surgiu a tradição de saudar São João acendendo fogueiras nas portas das casas nordestinas

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: