Trabalhadores da limpeza urbana de Aracaju paralisam atividades e protestam contra atrasos salariais

Funcionários da empresa Renova paralisaram as atividades e denunciaram irregularidades trabalhistas

Por Redação do Portal A8SE 15/04/2025 15h04
Trabalhadores da limpeza urbana de Aracaju paralisam atividades e protestam contra atrasos salariais
Foto: Redes Sociais/ Reprodução

Na manhã desta terça-feira (15), colaboradores da empresa Renova, responsável pelo serviço de coleta de lixo em Aracaju, realizaram um protesto em frente à garagem da companhia, localizada no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro.

Os profissionais interromperam as atividades para denunciar o atraso no pagamento dos salários, a ausência de remuneração por horas extras e a falta de registro em carteira. É importante destacar que a atual prestadora de serviços iniciou suas operações de limpeza urbana em fevereiro de 2025, após o encerramento do contrato da Torre com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Em nota, a Emsurb informou que convocou uma reunião com representantes da terceirizada para obter esclarecimentos sobre o processo de contratação dos empregados que atuam na coleta domiciliar da capital.

“Na ocasião, a empresa apresentou medidas para garantir os direitos trabalhistas dos colaboradores, bem como a retomada dos serviços de coleta nas áreas que permaneciam pendentes, ainda na tarde de hoje”, afirmou a autarquia.

Já a empresa Renova informou, por meio de nota, que os benefícios dos funcionários estão com os pagamentos em dia e que as anotações nas Carteiras de Trabalho (CTPS) estão sendo realizadas de forma gradual.

"Com relação aos cartões de benefícios dos colaboradores, comunicamos que o processo de contratação com a operadora já está em fase avançada e, em breve, os cartões serão emitidos para todos os funcionários. Quanto ao plano de saúde, a empresa explicou que está em negociação com a operadora", finaliza a nota.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp