Tilápia-azul realiza encontro sobre jornalismo e memória com escritoras sergipanas

Edição será realizada no próximo sábado, 14 de setembro

Por Com informações da assessoria de imprensa 13/09/2024 19h00
Tilápia-azul realiza encontro sobre jornalismo e memória com escritoras sergipanas
Foto: Divulgação

A plataforma de arte contemporânea Tilápia–azul realiza no próximo sábado, 14 de setembro, a terceira edição do "Criação de Tilápias" com as escritoras e jornalistas Clara Dias e Dayanne Carvalho. O encontro é dedicado à relação entre jornalismo e memória a partir das obras das convidadas e ocorre no Atelier Davi Cavalcante, em Aracaju. As escritoras publicaram livros-reportagens nos quais as fontes precisam lidar com a memória coletiva e individual de modos distintos.

Clara Dias é a autora de "Onde está o garfo". O livro reúne trinta crônicas de extensões curtas para examinar a vida íntima de pessoas com Alzheimer, sobretudo mulheres. Dividido em três partes, "Onde está o garfo" demonstra as fases da doença — inicial, intermediária e avançada — por meio de um estilo que comporta elementos que são próprios da dinâmica de quem lida com o diagnóstico, como a imprecisão, a lacuna e a perda.

Dayanne Carvalho, por sua vez, é a autora de "Quando Deus mandou a chuva que molhou a terra". Reportagem de fôlego sobre a Colônia Treze, em Lagarto, a obra parte de alguns eixos para falar do histórico de luta de personagens que conquistaram direitos para a comunidade. Os tópicos fé, agricultura, educação e saúde formam o roteiro do livro. Ao mesmo tempo, a autora fala da banalidade na vida das pessoas.

Ao lado da Tilápia-azul, Dayanne Carvalho construiu um hotsite para o arquivo do processo de reportagem de "Quando Deus mandou a chuva que molhou a terra", sobretudo fotografias analógicas das personagens. As imagens formam uma narrativa independente do livro. O endereço é www.quandodeusmandouachuva.com.

O "Criação de Tilápias" é um evento dedicado ao debate qualificado em linguagens diversas, como artes visuais, jornalismo, literatura e política. Ele faz parte das ações da plataforma Tilápia-azul, cuja criação e direção é de Luís Matheus Brito, responsável por mediar o debate no dia 14 de setembro.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp