Termelétrica Porto de Sergipe retoma operação para atender alta demanda
A iniciativa irá operar entre os dias 30 de novembro e 20 de dezembro
No próximo sábado (30), a Usina Termelétrica (UTE) Porto de Sergipe 1 retomará as operações para suprir a demanda de energia durante um período de 21 dias.
Após quase dois anos sem operar, a usina voltou a funcionar por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para atender à demanda de energia entre 30 de novembro e 20 de dezembro.
Nos primeiros dias, a Eneva, empresa responsável pela usina, realizará reparos, utilizando gás natural da rede de gasodutos do país, por meio de um gasoduto recém-inaugurado pela Transportadora Associada de Gás (TAG). Após os reparos, a usina passará a operar com gás natural liquefeito (GNL) importado pelo terminal de Sergipe.
Para o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, a retomada da UTE Porto de Sergipe é essencial para a estabilidade do sistema elétrico, especialmente diante da insuficiência das fontes hídricas no país. “Isso demonstra o papel do estado no contexto energético nacional, trazendo segurança ao abastecimento,” ressaltou.
Histórico
Em reunião no dia 3 de setembro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou a operação da UTE Porto de Sergipe e das usinas Santa Cruz (RJ) e Linhares (ES) para atender aos horários de pico, como final da tarde e início da noite, com foco em reduzir custos operacionais.
A medida foi necessária devido ao aumento no consumo de energia causado pelas altas temperaturas e aos baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, impactados pelo período seco, criando um cenário desafiador para o fornecimento de energia no país.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp