TCE cobra informações da Cohidro sobre prejuízo de quase R$ 600 mil
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), notificou a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação do Estado de Sergipe (Cohidro), para que dê explicações sobre irregularidades detectadas no relatório conclusivo 01.
O documento é fruto de um levantamento apresentado pela Comissão Especial de Trabalho Técnico de Auditagem da Folha de Pagamento de Pessoal da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Sergipe, instituída pelo Decreto Estadual 24.502, de 5 de julho de 2007.
No resultado apresentado pela comissão, foi detectado que entre setembro de 2005 e julho de 2006, a Diretoria Executiva à época publicou cinco portarias promovendo por merecimento todos os empregados da então DEHIDRO. E ainda estendeu esse "beneficio" a servidores requisitados de outras secretarias sem nenhuma observância do devido processo legal.
Os aumentos variaram entre 10% e 400%. Uma das ilegalidades é que, como autarquia, a autorização para os reajustes deveria ser dada pela Assembléia Legislativa através de um projeto de Lei encaminhado pelo governo do Estado.
O documento aponta ainda para um prejuízo de aproximadamente R$ 598 mil aos cofres públicos. Na diligência, o TCE questiona o órgão se houve a tomada de providências para a correção dos valores da folha de pagamento, como também pede informações sobre medidas adotadas visando o ressarcimento e a correção dos desvios, além de quantificar o valor exato do dano ao erário.
O TCE estabeleceu um prazo de 15 dias para que a companhia encaminhe toda a documentação necessária aos questionamentos contidos na diligência.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país