Tartarugas marinhas são encontradas mortas na praia de Pirambu por ataques de cães

Por Redação Portal A8SE 02/12/2021 17h48
Tartarugas marinhas são encontradas mortas na praia de Pirambu por ataques de cães
Foto: Projeto Tamar

Nesta quinta-feira, 02, a Fundação Projeto Tamar encontrou uma tartaruga marinha atacada por cães. Nas últimas duas semanas, segundo a instituição, foram registrados oito animais da espécie atacados.

De acordo com o Tamar, os ataques ocorrem quando as tartarugas “sobem às praias para desovar, é um momento em que elas estão vulneráveis, uma vez que são adaptadas para a vida no ambiente aquático e fora da água se tornam lentas ao caminhar pela areia. As lesões causadas pelas mordidas costumam ocorrer na região das nadadeiras e do pescoço, onde o tecido é mais frágil, com isso ocorre muita perda de sangue e os animais acabam morrendo por hemorragia e outras complicações”.

No período de 2009 a 2014 (seis anos) foram 27 registros de ataque de cães a tartarugas marinha, de 2015 a 2019 (cinco anos) foram 32 registros e de 2020 a 2021 já foram 32 ataques.

“A maioria das vezes a gente não consegue identificar esses cães, se têm donos, se são vítimas de maus tratos ou se foram abandonados. Quando eles percebem a nossa presença, eles fogem”, afirma Gabriella Dutra, médica veterinária do Tamar.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp