STJ suspende condenação e mantém direitos políticos de Valmir de Francisquinho
Decisão cautelar impede aplicação imediata de punições enquanto recursos seguem em análise
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu, de forma provisória, os efeitos da condenação por improbidade administrativa imposta ao prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). Com a decisão, ficam preservados os direitos políticos do gestor até o julgamento definitivo dos recursos apresentados à Corte.
A medida cautelar concede efeito suspensivo a um agravo em recurso especial e impede a execução imediata das sanções, que incluíam suspensão dos direitos políticos por quatro anos, multa civil e ressarcimento ao erário. Na prática, a decisão evita que o prefeito seja considerado inelegível antes da análise final do caso.
A condenação teve origem em ação do Ministério Público de Sergipe sobre supostas irregularidades na cobrança de taxas de abate de animais no matadouro municipal, como falta de controle contábil e definição de valores sem respaldo legal.
Ao analisar o pedido, o STJ destacou a divergência entre as decisões das instâncias inferiores. Em primeira instância, a ação foi julgada improcedente por ausência de dolo, enquanto o Tribunal de Justiça de Sergipe reconheceu a prática de improbidade administrativa.
Diante da proximidade do período eleitoral e do risco de prejuízo irreversível aos direitos políticos do prefeito, o STJ decidiu suspender os efeitos da condenação até nova análise. A decisão é temporária e não encerra o processo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PF investiga invasão de 142 contas da Caixa e bloqueia mais de R$ 255 mil
11 mulheres foram mortas neste ano em Sergipe, vítimas de feminicídio
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Itabaianinha
Família de mulher com doença degenerativa pede ajuda para assegurar sobrevivência