Somente este ano, mais de 9 mil metros de cabos de semáforos foram furtados em Aracaju

As denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal de Aracaju (GMA) pelo 153, ou à Polícia Militar (PM/SE), através do 190

Por redação Portal A8SE e PMA 05/10/2022 16h35
Somente este ano, mais de 9 mil metros de cabos de semáforos foram furtados em Aracaju
Foto: reprodução/divulgação ascom PMA

Tem sido cada vez mais comum o furto de cabos de semáforos em Aracaju. Hoje (5), novamente aconteceu. Desta vez, no cruzamento semafórico da avenida Augusto Franco com a rua Francisco de Assis Delmondes, que já havia sido alvo no último sábado (1).

Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), somente neste ano, foram registrados mais de 9.500 metros de fios furtados. Em comparação ao ano passado, há um aumento significativo de ocorrências, já que em 2021, no total, foram furtados cinco mil metros de cabos.

As denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal de Aracaju (GMA) pelo 153, ou à Polícia Militar (PM/SE), através do 190.

“Além de manter contato constante com as forças de segurança para coibir o furto de cabos, temos adotado algumas medidas para dificultar as ações nos semáforos. Uma delas, é o reforço na concretagem nas caixas dos equipamentos. Temos feito o possível para minimizar esta prática e contamos também com a ajuda da população, fazendo as denúncias de casos suspeitos”, enfatiza o superintendente da SMTT, Renato Telles.

Quando os cabos são furtados, aumentam os riscos de acidentes no trânsito, uma vez que os equipamentos ficam inoperantes. Além dos danos ao patrimônio público, essa prática ilegal gera prejuízo à mobilidade urbana. Prova disto, é o cruzamento semafórico da avenida Tancredo Neves, em frente a rodoviária nova, que está sem funcionar devido a mais um furto. Em três meses, o equipamento foi alvo de furto mais de seis vezes e, na última ocorrência, mais de 500 metros de cabos foram levados. A SMTT está fazendo um trabalho maior no local para a reposição do material, como explica o diretor de Planejamento e Sistema da SMTT, Diego Carvalho.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp